Com o fim do ano se aproximando é impossível não fazer reflexões sobre tudo o que vivemos ao longo dos últimos meses. É também tempo de sonhar e planejar o que queremos para o ano que está por vir. O ano de 2023 me trouxe inúmeros novos desafios e também muitas oportunidades.
Em retrospecto, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará foi criada em 17 de fevereiro deste ano pela lei número 18310. O governador Elmano de Freitas, sempre militante da pauta, garantiu que tivéssemos, pela primeira vez no Estado, uma pasta dedicada especificamente às políticas de direitos humanos.
Junto a outras importantes secretarias temáticas, que trabalham temas como mulheres, igualdade racial, povos indígenas e diversidade, fortalecemos o cuidado com a dignidade humana no Estado.
A Secretaria nasceu com importantes políticas em sua estrutura, que vêm sendo construídas e fortalecidas ao longo dos últimos meses. Somos responsáveis por articular políticas e promover ações referentes aos direitos civis, políticos, sociais, econômicos, às liberdades públicas e à promoção da igualdade de direitos para todas as pessoas.
Nosso trabalho gira em torno da busca por justiça social. Com foco nas pessoas idosas, nas pessoas com deficiência, nos migrantes, nos familiares de pessoas desaparecidas, enfim, em uma série de grupos e de pessoas que necessitam de atenção direcionada e especializada. Me emociono ao pensar nesse quase um ano de atuação. Temos estruturado a Secretaria para atuar de forma assertiva, contribuindo com a construção de uma sociedade voltada aos direitos humanos e atuante no combate a violações que acometem a nossa sociedade.
Sigo para 2024 com a mesma vontade de lutar que tinha quando iniciei minha trajetória no Ministério Público do Ceará, sempre em busca de cuidar das pessoas. Me sinto grata por poder contribuir com a melhoria de vida da população cearense, que me acolheu tantos anos atrás vindo do Maranhão.
Que o Natal deste ano seja símbolo de amor ao próximo e que tenhamos todos um novo ano de muitas conquistas para os direitos humanos.