Logo O POVO+
Carlos Eduardo Marino: A receita de sucesso da gestão municipal
Opinião

Carlos Eduardo Marino: A receita de sucesso da gestão municipal

Com exceção da educação básica, o sucesso do governo estadual não foi replicado nos municípios, que continuam enfrentando problemas de gestão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O Ceará se destaca quando o tema é gestão pública. Antes da Lei de Responsabilidade Fiscal, o Ceará já tinha inserido em sua agenda a premissa de que sem organização financeira não é possível sustentar ações que atinjam o bem-estar do cidadão.

Desta forma, o equilíbrio fiscal é mantido desde 1990. A educação também é uma frente de sucesso. Por último, não se pode deixar de tratar do Planejamento estatal. O Ceará adotou um modelo claro de gerenciamento estratégico, constituindo o Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP). Em seguida, formulou o planejamento de longo prazo no Ceará 2050.

Com exceção da educação básica, o sucesso do governo estadual não foi replicado nos municípios, que continuam enfrentando problemas de gestão. A grande exceção é Sobral, precursor dos avanços educacionais e com grande sucesso na administração pública. O caminho trilhado por Sobral é reconhecido pelos diversos indicadores de avaliação. Não é difícil afirmar que a melhor gestão municipal cearense nas últimas décadas é a de Sobral.

Felizmente, novo município caminha rumo à eficiência. O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgou o Índice Comparativo de Gestão Municipal (IGCM) de 2021 que tem por objetivo avaliar a gestão municipal em todas as dimensões. O município do Crato, em alguns anos, saiu do lugar comum e solidificou-se como o segundo mais eficiente, entre aqueles com mais de 100 mil habitantes, perfazendo 88% do nível de eficiência apurado para Sobral.

A receita é simples, já percorrida pelo Ceará e por Sobral. Foco na gestão fiscal, com solidez financeira e alto volume de investimentos públicos. Além disso, alta capacidade de captação de recursos externos por meio de operações de crédito e transferências voluntárias da União e do Estado. Agrega-se a isso o planejamento. Em 2017, o município, com muita assertividade constituiu o MAPP-Crato, gerenciando com uma lupa seus projetos. Os resultados são colhidos agora, espera-se que muitos municípios cearenses percorram a trajetória de sucesso de Sobral e Crato.

 

Foto do Articulista

Carlos Eduardo Marino

Articulista
O que você achou desse conteúdo?