Logo O POVO+
Padre Eugênio Pacelli: Quaresma é tempo de reflexão e beleza
Comentar
Opinião

Padre Eugênio Pacelli: Quaresma é tempo de reflexão e beleza

É um convite à mudança qualitativa de vida, relacionada às atitudes diante de si mesmo, das coisas, das pessoas e de Deus. Tempo de peregrinação interior para visitar os lugares mais íntimos de si mesmo, ter acesso ao "eu profundo"
Edição Impressa
Tipo Opinião Por
Comentar
Foto do Articulista

Padre Eugênio Pacelli

Articulista

Pode ser contraditório, mas Quaresma não é tempo de tristeza, mas de beleza, de estreitar e fortalecer nossa amizade com Jesus. Tempo de assumir erros, avaliar sentimentos e valores. A beleza da quaresma está na reflexão sobre como nos desvincular de situações que causam mal e nos levam à prática do pecado, acarretando dor e sofrimento a nós e aos outros.

A Quaresma é um convite à mudança qualitativa de vida. Mudança essa relacionada às atitudes diante de si mesmo, das coisas, das pessoas e de Deus. Tempo de peregrinação interior para visitar os lugares mais íntimos de si mesmo, ter acesso ao "eu profundo", sob o olhar cuidadoso de Deus. Tempo de entender que somos peregrinos, trilhando caminhos desafiadores, com tropeços, erros e acertos. É abrir possibilidades para fazer a estrada mais leve e perceber os sinais que nos impulsionam adiante, nos enchem de ousadia e coragem. Tempo de trocar a roupa da alma! Repensar ações e modos de estar no mundo, se desintoxicar do ritmo frenético de atividades, da sede de produtividade, pensamentos negativos e murmurações.

Isso supõe tempo, silencio e calma para estar consigo mesmo, fazer o exercício de discernimento para filtrar o que me convém e ter liberdade interior de recusar e livrar-me do que faz mal.

Neste sentido a Igreja nos convida a entrarmos na milenar prática do jejum. Sempre renunciamos por algo melhor! A vivência quaresmal exige reconhecer sombras, curar feridas, estar a serviço do bem e da solidariedade. Essa vivência é muito mais que se privar de doces, refrigerantes e álcool, e sim fazer a experiência do encantamento pela Pessoa de Jesus Cristo, para conhecê-lo amá-lo e segui-lo .

Em Jesus vemos o rosto do Pai e encontramos o nosso verdadeiro eu. A amizade com Ele abre as portas para grandes possibilidades de dilatar o coração e transformar a realidade. Jesus faz a vida livre, nova, bela e plena!

Este contacto mais íntimo com Ele, "cristifica" o olhar e o coração. Aprendemos a olhar como Jesus, ultrapassando aparências, vendo o mundo sem pré-conceitos e pré-juízos, vendo em tudo o sinal da ternura Dele. Quando Deus quer falar ao coração, Ele sempre convida ao "deserto" ou ao "monte". Convido-te a subir ao "monte", em Baturité, no Mosteiro dos Jesuítas, nesta Quaresma e Semana Santa, lugar propício para o silêncio, a reflexão e a paz, onde a natureza exuberante favorece o encontro forte e emocionante com Deus. Venha caminhar conosco nesta preparação Quaresmal em direção a Pascoa.

Santa e abençoada Quaresma!

 

O que você achou desse conteúdo?