Logo O POVO+
George Cunha: O que a cidadania americana proporciona além do Green Card?
Opinião

George Cunha: O que a cidadania americana proporciona além do Green Card?

É fundamental compreender que a cidadania americana e o Green Card são distintos. O primeiro confere nacionalidade e o segundo é um documento de acesso. O status de cidadão americano geralmente exige possuir o Green Card previamente
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foto do Articulista

George Cunha

Articulista

Uma porta aberta para um novo padrão de vida? A migração para os Estados Unidos aparece como uma alternativa cativante para muitos. São inúmeros os sonhos de estabilidade e segurança associados a este país, onde o Green Card, como é conhecido o visto de residência permanente do país, proporciona uma série de benefícios. Contudo, o ápice desse desejo é a obtenção da cidadania americana, algo que brilha nos olhos dos estrangeiros e garante não apenas direitos, mas também responsabilidades inerentes a esse status.

O país tem buscado promover programas para tornar o sistema mais acessível. Entretanto, mesmo com essas medidas, há um histórico conflituoso. O "Border Pill", também conhecido como Projeto de Lei da Imigração, prevê, dentre outros assuntos, estimular a entrada de profissionais no mercado de trabalho americano através da migração. O Green Card é a primeira opção neste caso, mas não é a única.

É fundamental compreender que a cidadania americana e o Green Card são distintos. Enquanto o primeiro confere nacionalidade, o segundo é um documento de acesso. A cidadania vai além, oferecendo o direito de voto em eleições, a possibilidade de concorrer a cargos públicos, proteção total dos direitos constitucionais e a segurança da permanência no país, além de proporcionar uma conexão com o senso de identidade nacional.

Para adquirir o status de cidadão americano, geralmente é necessário possuir o Green Card previamente, embora existam outras vias, como filiação, naturalização ou nascimento em solo americano. O visto EB-5, voltado para investidores, é um dos caminhos que podem levar a essa conquista.

Os cidadãos dos EUA possuem passaporte americano e podem viajar para muitos países ao redor do mundo sem a necessidade de visto prévio, além de receber assistência consular prioritária e contar com o apoio das embaixadas e consulados dos EUA em todo o mundo.

A cidadania americana é um marco significativo na integração na sociedade e na vida política dos Estados Unidos. Mais que um sonho ou um status, ela representa a obtenção dos mesmos direitos e deveres de quem nasce no País.

 

O que você achou desse conteúdo?