Você estranhou o título deste artigo? Reconectar em uma chapa que concorre a diretoria da OAB Ceará. Por que? Vou te explicar.
Pense bem: qual a última vez que você viu a OAB Ceará em defesa da sociedade? Na discussão da taxa do lixo? Na discussão sobre os índices de criminalidade no estado? Ou mesmo em defesa da celeridade da justiça? Pense bem....não vai encontrar.
Em seis anos, a atual diretoria conseguiu reduzir uma combativa instituição em uma cena ruim de um filme de terror desastroso. Eles falam de um passado de glórias, mas, hoje, a mantém em um faz de conta e só metem medo nos profissionais, com perseguições e altas taxas. Falam de novos prédios. Mas são prédios, em sua maioria, não concluídos (denuncio isso em minhas redes sociais).
A advocacia cearense vive hoje um dos seus piores momentos. Se você teve que recorrer a Justiça (e deve estar entre aqueles tantos que esperam uma resposta), pergunte a seu advogado ou advogada. Fomos colocado de joelho perante o Poder Judiciário, enquanto a presidência da OAB Ceará sorri em fotos de Instagram ou de colunas sociais. Tudo um grande circo, sem pão.
Nós, que somos advogadas e advogados que exercem a profissão, sobrevivemos de pequenas e médias causas. E, para conseguirmos uma audiência com um magistrado, temos que, diariamente, suplicar ao Poder Judiciário.
Os mais antigos pensam em forma de deixar a profissão; os mais recentes, acabam tendo que dividir a atividade do direito com outra atividade profissional. Não é incomum dizer que ocupamos uma faixa considerável dos valorosos motoristas de aplicativos. E é verdade.
Mas a OAB Ceará faz questão de desconhecer isso. Enfrentar esta verdade é enfrentar os poderosos. E isso eles não querem.
Nosso objetivo é superar este quadro. Queremos trazer a Ordem para seu lugar de origem, daí porque o título RECONECTAR. Precisamos de uma OAB Ceará que esteja ao lado dos advogados e advogadas, ombreados na mesma luta. A atividade do profissional de Direito exige coragem e esta virtude não nos falta. Nossas propostas você pode acompanhar em nossas redes sociais @advfabiotimbo.