Logo O POVO+
Rodrigo Chaves de Mello: Ciro Gomes no PSDB, Greta Garbo no Irajá.
Opinião

Rodrigo Chaves de Mello: Ciro Gomes no PSDB, Greta Garbo no Irajá.

Um eventual retorno ao PSDB reposicionará Ciro como peça-chave na celebração de um pacto antipetista com algumas das forças mais reacionárias da política cearense. Será de um apequenamento atroz
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Rodrigo Chaves de Mello. Cientista Social, professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú e pesquisador do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso (Foto: Rodrigo Chaves de Mello. Cientista Social, professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú e pesquisador do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso)
Foto: Rodrigo Chaves de Mello. Cientista Social, professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú e pesquisador do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso Rodrigo Chaves de Mello. Cientista Social, professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú e pesquisador do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso

Escrever sobre possibilidades futuras é sempre um risco no campo da crônica política. Se os fatos não se confirmam, o texto tende a envelhecer mal. Ainda assim, impactado pelas notícias que informam um possível retorno de Ciro Gomes ao PSDB, assumo o risco. Se concretizado, será um daqueles plot twists dignos de aplausos ao roteirista do Brasil contemporâneo - sempre a confirmar que, na política brasileira, não se morre nem de tédio, nem de coerência programática.

Após anos acusando o PSDB de traição ao Brasil, de capitulação ao financismo e de abandono de qualquer projeto nacional, um regresso ao ninho tucano soará como uma cena explicável menos pela lógica do enredo e mais pela exaustão dos personagens. Caminharam tanto - e tão erraticamente - que já não parecem ter para onde ir.

O timing também não poderia ser mais simbólico: trata-se da quadra de maior anemia política da história do partido - reduzido a traços nas disputas eleitorais e à sombra do que um dia já foi. Um belo match entre um político cambaleante e um partido em agonia. Uma afinidade eletiva comparável à dos perdidos que se encontram em uma noite suja.

Bastidores, palco, enredos, representação. As artes cênicas e a política guardam muitas relações. No caso em tela, o ato de decadência estaria para a política como Greta Garbo - que, na icônica peça de Fernando Mello, acabou no Irajá - estaria para o teatro.

Após se reinventar como defensor do nacional-desenvolvimentismo e como alternativa à polarização nacional, um eventual retorno ao PSDB reposicionará Ciro como peça-chave na celebração de um pacto antipetista com algumas das forças mais reacionárias da política cearense. Será de um apequenamento atroz. E isso, mesmo após as urnas reiteradamente lhe alertarem que a fatura da incoerência político-programática se paga com a falta de votos.

Ao voltar ao PSDB, Ciro Gomes pode muito bem estar encontrando seu Irajá.

Em prol da política cearense - e da nacional - torço para que este texto envelheça mal.

O que você achou desse conteúdo?