Logo O POVO+
Fazendo a cabeça
Pause

Fazendo a cabeça

Referência em chapelaria no Brasil, a cearense Jomara Cid coleciona grandes trabalhos na carreira. Conheça sua história!
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Entrar no ateliê de Jomara Cid (@jomaracidchapelaria) em Fortaleza é ser surpreendido por um mar de criatividade, glamour e ousadia. A estudante de moda que, há seis anos, sonhava em desvendar o mundo da chapelaria, hoje é uma das profissionais mais requisitadas do Brasil neste segmento. Jomara sabe bem conjugar os verbos sonhar, acreditar e realizar. Começou a carreira de forma instintiva criando acessórios de cabeça para os colegas de faculdade, viu que tinha jeito para isso, se especializou na França, abriu seu próprio negócio e ganhou as passarelas brasileiras. Tudo nessa ordem.


‘’O que te inspira, Jomara?’’, perguntei a ela logo depois de conhecê-la. Sem arrodeios, ela responde: ‘’o mundo me inspira’’. E é com essa visão que a cearense está colecionando bons frutos ao longo da carreira. Na lista de clientes, nomes como Claudia Leitte, Sabrina Sato, Marcos Lessa, Mari Antunes, Mariene de Castro, Carlinhos Brown entre outros famosos.


’’Foi muito importante para mim desenvolver criações para alguns artistas na época do Carnaval. A Sabrina Sato é uma musa carnavalesca e foi um enorme prazer. Para a Claudinha, eu fiz acessórios para os quatro dias de folia, na temática que ela queria. Tudo muito desafiador’’, explica a profissional.

[QUOTE1]

E por falar em Carnaval, foi nesse clima festivo que se deu nossa sessão de fotos. Entre os cliques, no escritório da designer, Jomara entrega sua criatividade. Ajusta uma pluma, adiciona outra, junta duas criações em uma só... De repente está finalizado um belo acessório para a cabeça. Ela conta que não se apega a tendências para desenvolver suas peças. ‘’Mas é claro que tenho alguma referência das passarelas. Se estão usando boinas vou produzir boinas’’, revela. A ideia é deixar o instinto criativo falar por si durante o processo de desenvolvimento.


As criações para a época mais festiva deste ano estão a todo vapor no ateliê. Para o tradicional Baile da Vogue, que acontece no dia primeiro de fevereiro no Hotel Unique, em São Paulo, a especialista em chapéus está responsável pelas criações das bloggers cearenses Paulinha Sampaio, Edith Gomes e Karla Alexandrina. Ela não entrega como serão as peças, mas deixa escapar que o uso de flores está muito em alta neste Carnaval. O brilho também não vai sair de cena!


Entre os vários trabalhos que a cearense já fez, assinar uma coleção para o Dragão Fashion, logo no início da carreira, foi o primeiro sonho realizado. Na sequência, veio a estreia na maior semana de moda do Brasil, a São Paulo Fashion Week, evento em que participa desde 2016. No primeiro ano, ela foi convidada para a ala de exposição.


‘’Foi um choque para mim, por saber que eles me encontraram. Às vezes, a gente não tem noção da proporção que o nosso trabalho está tomando’’, entrega. A segunda participação na SPFW foi ainda mais gratificante. Na oportunidade, Jomara Cid assinou os chapéus do desfile do Ronaldo Fraga. ‘’Eu tenho uma admiração enorme pelo Ronaldo e o convite foi feito por ele’’. A parceria entre os profissionais foi do Brasil às passarelas de Buenos Aires. Na Argentina, as cabeças de mais um desfile de Ronaldo tiveram o toque de Jomara.


Com um ateliê funcionando também em São Paulo, a chapeleira assume que as novidades para este ano estão só começando. A próxima minissérie da Rede Globo, ainda sem nome nem data de estreia divulgadas, terá a chapelaria assinada por Jomara. Pause está de olho nos próximos passos da cearense. Ela inspira!

 

Quem usa_

Claudia Leitte de viseira JC para subir no trio elétrico


Wesley Safadão usa chapéus JC em clipes e shows


Sabrina de Jomara Cid para evento como musa do Camaval

 

O que você achou desse conteúdo?