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O mundo dele não para. Renato Thomaz, uma das mentes por trás da Água de Coco por Liana Thomaz, tem sede pelo novo. Desde cedo influenciado pela mãe empresária, Renato viu no business a oportunidade de encantar pessoas. É o que ele faz (e muito bem) na missão atualmente de diretor de marketing da grife, hoje, uma das principais do País. Batizado nas águas do Ceará, ele conecta sua visão local com as que ele apura em viagens pelo mundo. Se a Água de Coco caminhou para um retrato das culturas em suas coleções, isso também tem muito de Renato, na empresa há 17 anos. “Minha formação é a Água de Coco, onde adquiri experiência com a vivência da empresa, no início direcionado pelos meus pais, até ganhar a bagagem suficiente para me dar a segurança que tenho hoje”, confidencia à Pause. Com as peças da marca, desejo em tops do naipe de Isabeli Fontana e Carol Trentini, Renato, que também é diretor criativo da Casa Água de Coco, ultrapassa limites com seu fôlego criativo. É, hoje, um dos responsáveis (e isso não é pouco!) pela imagem lá fora do Brasil (vide o Brasil com Z ritmado por Anitta para a edição N45 do SPFW). O que o desafia profissionalmente? Buscar sempre o melhor.
“Quero sempre fazer tudo da melhor forma que possa existir e, no futuro, ainda conseguir aperfeiçoar cada processo, tornando-o ainda melhor”, inspira o empresário. Com a grife de beachwear isso já é presente. A Água de Coco reflete o orgulho da família Thomaz, mas também um pouco de cada cearense no mundo. É um sonho mais do que realidade, pronto para, se depender das expertises de Renato, somar-se a tantos outros. “Meu mantra é paciência e humildade. Sem isso não chegamos a lugar nenhum”, reflete ele, com próxima parada agendada para as praias lusitanas, em Lisboa. Continue entrevista exclusiva!
COMO ACONTECEU SEU ENVOLVIMENTO COM A MODA E COM A MARCA
QUE VOCÊ VIU NASCER EM CASA?
Eu cresci vendo minha mãe, Liana Thomaz, trabalhar e desenvolver o que hoje se tornou uma marca referência no mercado de beachwear. Trabalhar na empresa da família aconteceu de forma natural, aos 17 anos de idade, desempenhando funções no desenvolvimento da imagem da marca e fazendo um elo entre a criação e o marketing.
SUA VISÃO, HOJE, CONTRIBUI PARA UM IMAGINÁRIO DO LIFESTYLE BRASILEIRO LÁ FORA. COMO FOI O INÍCIO DA MARCA FORA DO PAÍS E COMO ELA SE CONFIGURA HOJE?
Já tem mais de 15 anos que exportamos nossos produtos. De lá pra cá o número de países que estamos presente só aumentou e, hoje, já somam mais de 80. Começamos por Hamptons (NYC), com uma pop-up durante a temporada de verão de 2017 e em dezembro do mesmo ano abrimos em Miami, no Aventura Mall. Continuamos nossa estratégia de expansão internacional e em breve teremos mais novidades.
AS VÁRIAS ESTAMPAS QUE A ÁGUA DE COCO JÁ IMPRIMIU CONTARIAM UM POUCO DA HISTÓRIA NÃO SÓ LOCAL, DO BRASIL, MAS TAMBÉM DO MUNDO. O QUE É ESSENCIAL NESSA PERCEPÇÃO DA BRASILIDADE?
Sempre que criamos uma coleção inspirada em algum lugar fazemos uma viagem de imersão para estar em contato com a cultura local e trazer para nossas estampas os elementos que traduzem essa cultura. Somos uma marca brasileira e é no Ceará que vivemos o nosso cotidiano, nada mais natural do que ser influenciado pelo que nos cerca em nosso dia a dia.
LIANA THOMAZ É UMA GRANDE EMPRESÁRIA. O QUE VOCÊ TIRA DE LIÇÃO OLHANDO PARA O EXEMPLO EM CASA?
Ela é um grande exemplo para mim! Minha mãe é uma mulher batalhadora, que começou uma marca do zero e a transformou em uma das principais marcas do mercado nacional. Não posso esquecer também de outro grande exemplo que tenho em casa, que é o meu pai. Exemplo de vida, de empresário, de pai, de filho, de tudo! Sem eles eu não teria a formação que tenho hoje!
QUAIS SUAS INSPIRAÇÕES, PARA A VIDA E O TRABALHO?
Tenho várias inspirações, desde a minha família, o ambiente que me cerca, viagens... até as mídias sociais, por exemplo. Hoje somos bombardeados de informações e inspirações todos os dias, por várias fontes. O que precisamos é saber tirar
proveito disso.
O QUE ANDA ESCUTANDO AGORA? ALGUM FILME TE MARCOU RECENTE?
Quando preciso focar ou me concentrar, adoro escutar Jack Johnson, mas quando estou entre amigos, para me divertir, escuto tudo! Adoro forró, adoro Anitta, passo pela MPB, sem restrições!
QUANDO PENSO EM ÁGUA DE COCO TAMBÉM PENSO EM UM BOM
DRINK COM A BEBIDA. QUAL SEU FAVORITO? TEM RECEITA?
Sim! Amo vodca com água de coco e suco de uvas verdes, é refrescante e a cara do verão! Também amo Chandon Passion Ice com gelo e rodelas de laranja.
QUAIS SEUS HOTSPOTS QUANDO ESTÁ NA CIDADE E FORA?
Quando estou na cidade adoro sair com amigos para tomar cerveja, onde estiver mais gelada, vou! Adoro ir ao Bangs. Quando estou fora gosto de ir a lugares típicos de cada local, não me prendo somente a lugares badalados, gosto de conhecer a cultura local através de alguém local.
COMO É SEU ESTILO? ISSO INFLUÊNCIA NO HOMEM ÁGUA DE COCO?
Mais básico impossível! Meu guarda-roupa é composto por preto, marinho, verde militar, bege, branco e jeans. Minha ousadia está em relógios e calçados que amo!
QUE CAMINHOS VOCÊ TRILHA PARA ESTE HOMEM VESTIDO PELA MARCA?
Vamos dar uma cara nova para o nosso masculino a partir dessa coleção. As modelagens serão mais modernas, os comprimentos vão subir... Fiquem de olho!
COMO FOI SUA EXPERIÊNCIA COMO STYLIST DA CLAUDIA LEITTE?
Foi uma experiência maravilhosa, onde pude exercer totalmente o meu lado criativo. Além de tudo, eu e Claudia somos amigos pessoais, temos uma sinergia ótima.
É DIRETOR DE MARKETING E EXPORTAÇÕES. O QUE PASSA EM SUA CABEÇA QUANDO PENSA EM INOVAÇÃO?
Inovação para mim é sempre tentar se superar, mas nunca esquecer de onde viemos, sem perder o DNA nem onde quer chegar, assim, acredito irmos cada vez mais longe.
COMO ANALISA O HOJE E O FUTURO DA MODA BRASILEIRA?
O brasileiro é responsável por tudo que criamos até hoje. Se temos Pelés, Gisele Bündchen e moda praia reconhecida Brasil a fora, o responsável por isso somos nós, os brasileiros! Sempre à frente!
QUE MOMENTO VOCÊ DESTACAR NA HISTÓRIA DA ÁGUA DE COCO?
São mais de 30 anos de história, difícil destacar um, mas um grande passo para a gente foi o primeiro SPFW. Foi mágico, histórico, emocionante...
ALGUMA LEMBRANÇA DE BASTIDOR QUE QUEIRA DIVIDIR?
O da semana passada. Me tremia dos pés a cabeça e entramos (eu e minha mãe) na passarela, os dois com olhos marejados, muito emocionados com o sentimento de dever cumprido e foi mais um sucesso!