Logo O POVO+
Bolo dos noivos: um grande destaque dos casamentos
Pause

Bolo dos noivos: um grande destaque dos casamentos

Os bolos ganharam muitos formatos e possibilidades, mas o ritual que envolve o partir e o servir se mantém
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

 [FOTO1]

Alguns elementos marcam os enlaces e não podem faltar. Independente do estilo de decoração de casamento escolhido, são elementos-chave que a maioria dos noivos optam por incluir no grande dia. O bolo de casamento é um desses itens que caracterizam o evento. Esse costume nasceu nas tradições da antiga Grécia, onde os convidados deviam comer um pedaço como símbolo de votos de felicidade. De lá pra cá muita coisa mudou e, assim como os vestidos de noiva se modernizaram, esse doce também revolucionou com o passar dos anos com versões das mais originais às mais tradicionais. Mas quando o assunto é protocolo, o que diz a etiqueta sobre esse doce detalhe?

 

1 Qual o momento ideal para cortar o bolo?

Depende muito do formato de sua festa. Almoço, jantar ou coquetel. Qual será o seu? Independente da sua escolha, a regra de etiqueta diz que o bolo deve ser cortado após as refeições principais.

 

2 Posso ter dois bolos: um verdadeiro e outro fake?

É claro que pode. Algumas noivas preferem assim, pois evitam possíveis contaminações e infecções alimentares, uma vez que o bolo de casamento fica exposto no evento. Nesse caso, os pedaços do bolo real são cortados na cozinha e servidos para as pessoas em seguida. Contudo, vale a pena, pelo menos, ter uma massa de verdade na base do fake a fim de que a famosa foto do corte seja feita. Ela não pode faltar!

 

3 Os cupcakes podem substituir o bolo de casamento?

Com certeza! Os formatos de celebrações minimalistas, a exemplo do mini-wedding, são ideais para trocar o bolo de casamento tradicional pelos cupcakes. Desse modo, você será capaz de personalizar e diversificar o os recheios e coberturas. 

 

4 É obrigatório servir o bolo de casamento?

O bolo é um dos ícones da festa, da celebração, conceitualmente ele é a melhor parte, daí estar envolto de tanta beleza, flores e destaque. Mesmo que muitos convidados hoje em dia prefiram os docinhos e mimos, o educado e simpático é cortar e disponibilizar o bolo para quem desejar. Uma opção, para evitar desperdícios, é colocar algumas fatias em pratos e os convidados que forem se servir dos docinhos têm a possibilidade de comer também o bolo.     

 

5 Qual deve ser o tamanho ideal do bolo?

Depende. Primeiramente, decida se o colocará isolado em uma mesa ou com os outros doces. No primeiro caso, pode ser maior, a partir de três andares. Porém, se o bolo de casamento estiver com outros docinhos, é recomendado que o tamanho seja menor a fim de manter o equilíbrio visual da mesa. Ademais, o bolo deve estar em harmonia também com a altura dos noivos. Para os baixinhos, um menor. Já para os altos, fiquem à vontade para escolher um maior.

 

6 Na hora do corte do bolo, quem deve segurar a faca primeiro: a noiva ou o noivo?

A noiva! Esta é uma das etapas mais emocionantes da festa. A noiva segura a faca com a mão direita para fazer o corte. Então, o noivo coloca também a sua mão direita sobre a dela a fim de cortarem juntos o primeiro pedaço. Este será entregue a ela pelo noivo. Um lindo sinal de união e cumplicidade, sem dúvida! Algumas regras de etiqueta são flexíveis, outras nem tanto. O fundamental, nesse sentido, é ajustar as formalidades ao estilo do casório, bem como ao dos noivos.

 

O que você achou desse conteúdo?