Logo O POVO+
Voz do silêncio
Pause

Voz do silêncio

Considerada uma das vozes contemporâneas do Budismo e reconhecida por sua abordagem acessível dos temas espirituais, a monja Kankyo Tannier ensina, em seu novo livro, como aplicar "pequenos silêncios" na rotina e obter resultados incríveis
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A rotina de Kankyo Tannier - monja budista da tradição zen - é permeada por um elemento cada vez mais negligenciado na vida moderna: o silêncio. É através da quietude que a francesa leva sua mensagem de leveza para milhares de pessoas ao redor do mundo. Escreve em blogs, participa de palestras e oferece oficinas no intuito de mostrar que o silêncio é um elemento mágico. Kankyo lançou recentemente no Brasil o livro A Magia do Silêncio, que contém uma série de reflexões sobre o poder transformador de parar e ouvir. 

"É um pouco como um copo de água barrenta. Depois de alguns minutos de silêncio e meditação, o resíduo se deposita no fundo do copo e a água se torna transparente novamente", explica a monja, em entrevista ao O POVO por email. Em situações difíceis, ela ensina, o silêncio é uma ajuda e é importante "Perguntar, reorientar e deixar as respostas chegarem, abandonando-se ao momento presente". Nesse instante real não cabem os milhares de estímulos - visuais, olfativos e sonoros - aos quais somos expostos todos os dias. 

 

Para desenvolver suas práticas, Kankyo residiu durante 15 anos no mosteiro Ryumonji, na região da Alsácia, na França. Foi lá que a monja - que é formada em Direito e professora de canto - começou a entender todos os benefícios da quietude. Agora, ela reside em uma floresta próxima ao mosteiro, numa vida simples e desprovida de luxos. "O silêncio torna possível ouvir de novo, sentir, estar mais conectado aos objetos e aos seres. A magia também é acessar diferentes ritmos internos, como um ritmo pacífico, de acordo com o movimento do universo e com toda a harmonia que resulta dele! É mágica!", explica Kankyo Tannier na entrevista.

 

Um dos pontos tratados no livro de Kankyo - recém-publicado no Brasil pela Editora Sextante - é a necessidade de descansar os olhos das centenas de milhares de estímulos visuais aos quais somos expostos diariamente. A primeira fase, ela diz, é estar ciente de que essas motivações acontecem e causam interferência. "E então proponho no livro várias práticas, como 'a pausa visual', destinada a recuperar o controle de seus olhos, descansá-los e, consequentemente, recuperar o controle de seus pensamentos. Saber o que nós pensamos, em tempo real, sem deixar que nossas mentes decidam por nós cegamente", diz a monja na entrevista.

 

Todos esses processos, entretanto, não são feitos na solidão. "A tradição budista propõe o seguinte caminho: caminhar com um guia, ou uma pessoa, como um professor, tendo feito o caminho diante de nós. É como aprender piano sozinho e rapidamente ficar desmotivado. Parte do processo de "autoconsciência" é, portanto, buscar e encontrar alguém para nos guiar e nos acompanhar", diz Kankyo, lembrando que a humanidade sempre teve dificuldade para trabalhar o autoconhecimento, mas, antes, existia menos conhecimento acessível. "Hoje corremos o risco de nos perdermos na massa de informações disponíveis".

 

Livro

A Magia do Silêncio

Autora: Kankyo Tannier

160 páginas

Tradução de André Telles

Editora Sextante

Quanto: R$ 29,90

 

Práticas budistas em Fortaleza

Centro Budista
Kadampa Bodhisattva

 

Em funcionamento desde 2006, a organização promove encontros, meditações, palestras e outras iniciativas para quem deseja conhecer a prática budista. As práticas incluem a Meditação Expressa, que acontece às segundas e quartas, de 12h30min às 13 horas. E as meditações noturnas realizadas nas terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, das 18h15min às 19 horas. Os dois momentos são gratuitos. Professores e instrutores ajudam o iniciante a ter uma prática efetiva. No próximo sábado, 20, Gen Kelsang Mudita - diretora espiritual do Brasil e também professora residente do CMK Mahabodhi - profere palestra a partir das 19h30min. O tema é "Transformando Condições Adversas em Caminho". A entrada custa R$ 20.

 

Onde: Avenida Santos Dumont, 5335 - Sala 313 - Papicu

Telefone: 85 3258 1556 / 85 9 9189 3564

Email: contato@meditaremfortaleza.org.br

 

Centro de Estudos Budistas Bodisatva

 

Instituição localizada em várias cidades brasileiras, possui um calendário regular de atividades regulares semanais e mensais. Não é necessário pagar taxas ou fazer inscrição. O Centro pede apenas que os interessados usem roupas confortáveis e se sintam convidados para conhecer as práticas. Às quartas-feiras, às 18h30min, há prática de meditação silenciosa; às quintas-feiras, às 19 horas, há estudos da Roda da Vida e Meditação; aos sábados, às 17 horas, há estudo da Joia do Desejo e Meditação; e aos domingos, às 17 horas, há Estudos Introdutórios e Meditação. Além disso, três atividades são realizadas mensalmente: Acolhimento e Para Começar a Meditar; Sábado de 

 

Silêncio; e Darma Com Pipoca. O centro também promove eventos especiais com convidados. 

 

Onde: Instituto Gaia (Rua José Vilar, 964, Aldeota, entre Avenida Santos Dumont e Rua Costa Barros)

Informações: 85 99999 8197 / 85 99925 5060

Email: cebbfortaleza
@gmail.com

 

O que você achou desse conteúdo?