Apesar de não ter uma origem exata, o véu é usado em diversas culturas há séculos. Em geral o véu está ligado à religiosidade. Na Grécia antiga o item era utilizado pelas noivas, afim de evitar o mau olhado ou assédio de outros pretendentes. Na Mesopotâmia ele servia para homenagear a deusa da fertilidade e da primavera, Ishtar. Já para a religião católica o véu, que já foi de uso obrigatório, atualmente ainda é utilizado em especial no casamento, seja para trazer estilo, dar um ar de mistério ou pureza à noiva, ou por uma questão de tradição.
A atriz Thaila Ayala, que se casou no último dia 5, optou pelo uso de um véu leve, curto e delicado, que cobria seu rosto na caminhada até o altar, contrapondo ao vestido com uma saia com várias camadas e um busto mais marcante, todo trabalho com pedrarias. A atriz, modelo e arquiteta Fernanda Levy, em seu casamento religioso no dia 27 de julho, também escolheu entrar na igreja coberta pelo véu, mas o momento se estendeu apenas pelos primeiros passos. Antes de chegar ao noivo, a atriz teve o véu levantado por seu pai. No caso de Megan Markle, que entrava oficialmente para a família real, existia uma subtendida exigência quanto à tradição. O véu pode ter para cada noiva um significado diferente. Mas, o mais importante é que a noiva sinta-se à vontade para escolher usar, ou não.
PONTOS POSITIVOS
para a escolha do véu? Além de associado ao romantismo, usado para cobrir o rosto na entrada da igreja, revela um estilo clássico, mais resguardado, que remete às tradições, principalmente religiosas. Você se vê assim? Então se sinta à vontade que a gente te lista outras razões para dizer sim ao acessório de noiva. É geralmente algo que imprime charme e elegância. Um glamour nas alturas, que pode, inclusive, dar equilíbrio ao restante do visual. Quando Meghan Markle usou o seu cobrindo o rosto (estamos falando com esta proposta, ok?!), ela pontuou o modelo do véu com um vestido chique e minimalista, provando que é possível ser tradicional e moderna ao mesmo tempo. O véu também é uma aposta versátil. Pode dar leveza e ser o ar mais atual do look, como fez Thaila Ayala. A atriz quebrou a rigidez do corpete e o volume da saia com um véu super transparente, que mais parecia "flutuar" sobre ela e o look.
PONTOS NEGATIVOS que talvez faça você pensar duas vezes antes de se decidir pelo item. Primeiro, deve estar de acordo com o penteado que você escolher. Thaila Ayala optou por um cabelo solto, com ondas largas. Combinou com o ar natural que o véu lhe proporcionou. Mas se de repente você preferir algo mais elaborado e queira exibir desde o primeiro instante no grande dia, não será uma boa ideia camuflá-lo com um véu que chame mais atenção do que o penteado em si, por exemplo. A escolha de um véu também pode ser algo a se pensar se for um acessório que, a depender do estilo de cerimônia, não combine com o calor. É bom prestar atenção aos detalhes. Se ficar muito na dúvida, pode ser complicado por onde começar: pelo véu ou pelo vestido? Mas se ama a ideia de desfilar com o primeiro e não abre mão disso, vai com tudo. É a sua vez, um grande dia para ser a estrela.