A cidade de Florença, capital da região da Toscana, é considerada o berço do Renascimentoitaliano, sendo casa de grandes obras-primas da arte e arquitetura renascentista, além de uma das cidades mais belas do mundo.
Foi esse o cenário idealizado pelo casal Priscila e Pier Pittelli, desde o noivado, no final de 2017. Para organizar um casamento à distância, a noiva contou com a ajuda da internet e de alguns profissionais escolhidos a dedo. Ela conta que o site www.matrimonio.com foi decisivo na escolha do local, pois o mesmo reúne informações precisas sobre igrejas, locações, trajeto dos convidados, de forma a facilitar a escolha e projetar maior comodidade. Assim sendo, optaram pela Igreja de San Filippo Neri (e, assim como no Brasil, pagaram uma taxa pela mesma), que ficava a apenas 150 m do local da festa, o Palazzo Borghese. A ideia, segundo a noiva, era realmente facilitar a locomoção dos convidados ao máximo, possibilitando que o deslocamento entre igreja e recepção fosse feito a pé. Sobre o casamento em si, que foi celebrado em italiano, mas contou com a participação de familiares nas leituras, em português, Priscila explica que os protocolos para casar numa igreja italiana são os mesmos seguidos no Brasil: é preciso já estar casado no civil, dar entrada na papelada, deixar correr os banhos, fazer curso de noivos. A boa notícia: todo esse processo pode ser feito no Brasil e enviado para a igreja italiana, sem necessidade de tradução. Só um detalhe: não conte com o pároco da igreja, hein? Você também precisará procurar um padre para celebrar seu casamento. A música da cerimônia ficou por conta do talentosíssimo cantor cearense, Paulo José Benevides, que emocionou a todos cantando à capela. Para esses detalhes, a noiva pesquisou bastante e encontrou uma brasileira que reside em Florença e realiza casamentos e eventos, além de um casal de fotógrafos também brasileiro.
A festa:
Ao chegarem no local da festa, os convidados foram recepcionados com um welcome drink preparado especialmente para a ocasião, além de vinhos, prosecco e coquetéis diversos. Muitos finger foods, mesa de frios e queijos típicos da região, além de estação de sopas. Esse momento aconteceu no salão dos espelhos (onde era o quarto de Paulina Bonaparte) e as mesas se espelhavam pelas outras salas laterais.
Após esse momento inicial, os convidados foram encaminhados para salão monumental, o maior e principal salão do Palácio, onde cada um tinha seu lugar reservado, pois o jantar foi servido à Francesa.
O menu foi feito no local e pessoalmente escolhido pelos noivos. A decoração do espaço foi toda feita pela administração de eventos do palácio e, vale ressaltar, ele por si só é um espetáculo.
Após o jantar, foi organizado mais ao centro a tradicional cerimônia do bolo, com um mestre patissier montando a iguaria dos noivos ali mesmo, na frente de todos. Se trata de um mil folhas gigante feito na hora! Uma obra de arte que atraiu a atenção de todos os convidados.
Depois de toda essa verdadeira experiência gourmand, todos retornaram ao salão dos espelhos, onde já havia sido modificada a decoração e disposição do espaço especialmente para música e drinks. Tudo animadíssimo ao som de Paulo José Benevides e do DJ Pedro Garcia.
Para os noivos, inesquecível. Para os convidados, também.
Cerimonial, buquê e lapelas: @kellenlauxenweddingdesigner
Fotos: @rayanasacramento e @samsacramento
Igreja: Chiesa di San Firenze - San Filippo Neri
Recepção: Palazzo Borghese (www.palazzoborghese.it)
Uma ajudinha para quem deseja casar no exterior: www.matrimonio.com