Logo O POVO+
O que seu vermelho diz?
Pause

O que seu vermelho diz?

De Marilyn Monroe a Malévola, o batom vermelho protagoniza gerações e define personalidades. Conheça seus significados e possibilidades na make
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Influenciadora cearense Bianca Dácia incluiu tom de vermelho aberto aos lábios após colorir o cabelo com mechas douradas. A sensação é de atitude (Foto: Reprodução Instagram)
Foto: Reprodução Instagram Influenciadora cearense Bianca Dácia incluiu tom de vermelho aberto aos lábios após colorir o cabelo com mechas douradas. A sensação é de atitude

Quando Marilyn Monroe surgiu nas telas na década de 1950, a bordo de um batom vibrante vermelho, ela sabia bem o que queria. Impactar. A ousadia da sua personalidade era entregue pela cor dos lábios, dentro e fora das telas, antes que a atriz dissesse qualquer palavra. A boca sempre vermelha serviu inclusive como assinatura de Marilyn - quem lembra do guardanapo com a marca do beijo? (foto ao lado). Dando outro salto ainda maior no tempo, temos a rainha Elizabeth I, que usava batom vermelho como status de autoridade. As duas personalidades icônicas têm algo em comum: o desejo de poder que começa na boca.

É por essas e outras que o batom vermelho vai além de um item que merece destaque na nécessaire pela beleza estética. Diz muito. É responsável por desvendar personalidade e provocar sensações. Afinal, quem não tem uma boa história para contar enquanto estava de batom vermelho?

As tonalidades de vermelho vão ao encontro da essência. A maquiadora Palloma Pinheiro conta que é sobre passar uma mensagem para o mundo. "Quem escolhe o vermelho vivo, por exemplo, tende a ter uma personalidade forte e autoconfiança. São pessoas que adoram liderar", comenta a profissional.

As que preferem os tons fechados, como o vinho, geralmente não pretendem chamar tanta atenção, mas são pessoas sedutoras. "Misteriosas, elegantes e modernas", completa. Já os corais envolvem criatividade, alto astral e otimismo. "Essas pessoas prometem ser acolhedoras, irradiando confiança e entusiasmo,", finaliza.

Palloma pontua que as caraterísticas, contudo, são voltadas ao humor do dia e não apenas à personalidade num modo geral. Levando em conta que ninguém é o mesmo todos os dias, hoje vermelho escuro, amanhã uma cor vibrante. E por aí vai, a depender do estado de espírito.

Não à toa, quem usa sempre tem um tom preferido. O da administradora Ana Carolina Cândido, 24, é o Ruby Woo, da MAC. A influenciadora digital Bianca Dácias, 23, não abre mão do vermelho da linha Super Tint, da Quem Disse Berenice. Já a atriz Marina Ruy Barbosa avisou nas redes sociais que adora o Absoluto Eudora Glam.

"O batom perfeito? Temos sim!", entrega Bianca que, nas redes sociais, ainda destaca a conexão com a cor depois que mudou o cabelo, que antes era castanho escuro, para tons dourados, afirmando que percebeu o vermelho combinar ainda mais com esse novo momento, deixando-a com uma aparência ousada. A influenciadora certamente segue o conselho do beauty artist Lu Ramos para o site Beleza na Web: "O vermelho vivo foi feito para quando você vai dizer palavras quentes - e quer ser ouvida".

Ana Carolina usa a cor quando está inspirada. "São dias que eu penso 'é meu dia'. Eu sinto que se usar todo dia estou chamando atenção demais, então deixo para usar somente quando eu quero chamar essa atenção. Quando uso eu estou em um dia de autoconfiança", declara.

Que tal fazer uma make bem clean e colocar o batom vermelho como protagonista? Pode ser usado tanto no dia a dia quanto à noite, caso você não queira caprichar em outros aspectos da maquiagem.
Que tal fazer uma make bem clean e colocar o batom vermelho como protagonista? Pode ser usado tanto no dia a dia quanto à noite, caso você não queira caprichar em outros aspectos da maquiagem.

PARA NÃO ERRAR

"Nem sempre é fácil pensar em maneiras de harmonizar o bocão vermelho com o restante da maquiagem. Ele tem o poder de transformar completamente propostas de makes e, além disso, deixa essa pitada de sofisticação. É uma ótima forma de passar sua mensagem de ousadia para o mundo", explica Palloma Albuquerque (mais dicas em @pallomalbuquerq). Copie as sugestões da maquiadora!

TONS DE PELE

Para cada pele há uma cor de vermelho que realça e favorece. A expert em make Rafaela Viana explica: "Nas peles claras são indicados tons abertos ou fechados, depende do momento. Os corais ficam lindos nas brancas. As morenas e negras são ideais cores mais escuras e fechadas, como vinho, ameixa e bordô". Lembrando que as tonalidades casam principalmente com o gosto pessoal. Dica extra: os vermelhos são os que mais têm tendência a manchar. Para evitar que prejudique a maquiagem, já que o batom geralmente é o último item aplicado no rosto, Rafaela indica o uso de um lápis de contorno da mesma cor, sendo aplicado antes do batom e ao redor da boca, limitando o espaço.

Russian Red, da Mac
Russian Red, da Mac

A COR DA MALÉVOLA

By Marilyn Monroe

Destaque hoje na Internet, o icônico guardanapo assinado pela atriz sucesso na década de 1950 entrou para a história. A repercussão foi tanta que a MAC lançou em 2012 linha limitada de batons inspirados nos tons de vermelho usado por Marilyn

O que você achou desse conteúdo?