Logo O POVO+
A origem das aves natalinas
Pause

A origem das aves natalinas

Elas marcam as festas de fim de ano e, em cada casa, ganham um toque especial. Conheça a tradição das aves natalinas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A origem das aves natalinas é uma daquelas tradições cuja verdadeira história de origem nos decepciona, pois não tem o romantismo que se espera. O peru nativo começou a ser servido nas festas de Ação de Graças (Thanksgiving Day) nos Estados Unidos por ser uma ave abundante e por ser um alimento de alto rendimento proteico. O hábito se difundiu e criou-se o mercado e seus fornecedores e, naturalmente, esse mercado foi buscar formas para se expandir. Aos poucos, o peru passou a ser também a ave de Natal. Estava criada uma tradição que se espalhou pelo mundo e o peru assado tornou-se um prato obrigatório nas festas de fim de ano.

A partir de 1970, no Brasil, começaram a ser desenvolvidos os frangos geneticamente modificados, a fim de obter uma ave com maior volume de carne no peito e nas coxas para disputar o mercado com o peru. Mas não se assuste, pois esse melhoramento genético é feito através de cruzamentos entre machos e fêmeas selecionados. Entraram no mercado o Chester e o Fiesta.

Em 2012, a cearense Granja Regina lançou o Banquete - o frango de Natal do Ceará. A empresa optou por um processo mais natural, em consonância com as tendências atuais. Foram importadas matrizes de uma ave escocesa, que tem como características baixo teor de gordura, peitos e coxas avantajados e a textura incomparável, que garante maciez e suculência. Além disso, a ave já vem temperada, com especiarias cearenses, trazendo as memórias gustativas muito apreciadas nesta época do ano.

A preparação do Banquete é muito simples, pois ele já vem temperado. É só seguir as instruções:

Descongelar por 24 horas no refrigerador;

Tirar da embalagem e colocar em uma forma, cobrindo com papel alumínio;

Colocar em um forno pré-aquecido a 200 graus e assar por duas horas;

Retirar o papel alumínio e voltar ao forno por mais 40 minutos.

E agora vou dar um toque asiático na finalização:

Misturar 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de óleo de gergelim, 1 colher de sopa de shoyu e uma colher de sopa de suco de laranja;

Pincelar o Banquete, após a retirada do papel alumínio, repetindo a cada dez minutos;

Quando a ave estiver bem dourada, retirar do forno (aproximadamente 30 minutos).

Um Feliz Natal a todos!

O que você achou desse conteúdo?