Logo O POVO+
Abrir e fechar ciclos
Pause

Abrir e fechar ciclos

Edição Impressa
Tipo Notícia
Psicologa Marina Simeão ensina como lidar com frustrações que novos ciclos podem causar (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Psicologa Marina Simeão ensina como lidar com frustrações que novos ciclos podem causar

É automático o sentimento que um novo ano traz quando falamos sobre encerrar ciclos e iniciar outros. A expectativa é a mesma para muitos: começar o ano com o pé direito, não errar, se livrar de quem é tóxico ou ser bem sucedido na carreira. Na teoria, é fácil. A dificuldade aparece na hora da prática. A psicóloga Ângela Freitas explica: "A gente estabeleceu isso de encerrar os momentos, fazer projetos e planos seguintes. No momento em que estamos, idealizar um recomeço traz uma certa segurança nas nossas vidas, de que tudo vai dar certo. De fato, é um ótimo momento para tirar os planos do papel e traçar metas. Mas é importante não criar tantas expectativas com esse novo momento, pois é aí onde mora o perigo".

Ângela pontua que o principal mal na hora de recomeçar, abrir ou fechar ciclos, é a frustração. Abraçar o novo faz bem para a alma, mas achar que vai ser perfeito é um grande erro. A recomendação dela é saber balancear e, em primeiro lugar, buscar equilíbrio. "É importante ter um pouco de fantasia e um pouco de pé no chão. Assim, é possível construir novos caminhos saudáveis", finaliza.

Para lidar com as frustrações, a também psicóloga Marina Simeão explica que uma boa alternativa é usá-las a favor. Acreditar que o que deu errado é importante para o crescimento do ser humano e do amadurecimento é uma boa alternativa. Até porque, segundo ela, o que deu errado também abre uma nova porta, contudo, um novo ciclo é criado a partir daí.

"Avaliar o cenário que provocou a frustração, identificar erros nossos que podem ter favorecido o problema, planejar futuros ajustes, avaliar e extrair os aprendizados que essa experiência tem a nos ensinar são alguns dos benefícios que a frustração pode nos oferecer", pontua. Dadas as dicas, é hora de traçar planos, fechar e iniciar ciclos saudáveis e prósperos.

O que você achou desse conteúdo?