Logo O POVO+
A nova fase de Cleo
Pause

A nova fase de Cleo

Depois de ganhar 20 quilos e ter sido criticada na internet, Cleo aceita o novo - e belo - corpo para ser dona da própria história
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A atriz e cantora Cleo Pires para capa da Glamour de fevereiro. (Foto: Vivi Bacco/Divulgação)
Foto: Vivi Bacco/Divulgação A atriz e cantora Cleo Pires para capa da Glamour de fevereiro.

"Isso não é uma mulher. É no mínimo uma escultura", "não existe mulher mais linda nesse mundo", "gente como a gente". Há alguns meses, comentários positivos como os citados não seriam tão recorrentes nas fotos de Cleo, no Instagram. Por adquirir mais de 20 quilos, a atriz, que sempre foi considerada um símbolo sexual, se tornou alvo de ataques devido ao ganho de peso.

Essa situação causou problemas relacionados à aceitação de si mesma. Em julho do ano passado, divulgou uma postagem em que desabafava sobre as críticas. "Enquanto você me assistia esperando que eu correspondesse à sua expectativa sobre minha magreza, eu estive pressionada a me manter no padrão estético sufocante que esperavam de mim", exprime.

No mesmo texto, conta que nunca desejou ser uma meta de beleza inalcançável. Foi por esse padrão que sofreu com distúrbios alimentares. E é essa situação que faz milhares de jovens quererem modificar sua aparência a qualquer custo. "Eu não vou sentir vergonha do meu corpo, esteja ele do tamanho que estiver, com plástica ou não. Está tudo bem com minha saúde, está tudo bem com minhas celulites, estrias e com o que mais possa estar incomodando todo mundo", comenta.

Mas, após se manifestar publicamente sobre a situação, os comentários de ódio se tornaram minoria. Agora a atriz posta imagens com legendas engraçadas, empoderadas e felizes. "Quem diria que o seu bode expiatório viraria essa panterona toda", brinca em postagem.

Nessa nova fase da vida, afirma, em entrevista para a edição de fevereiro da Glamour, que apenas lidou com as críticas por causa do suporte que recebeu. "Terapia, amigos ao meu lado, algum tipo de crença, não necessariamente religião, porque não gosto dos dogmas, mas da espiritualidade. O olhar dos outros não tem tanta importância", afirma Cleo.

Agora considera-se dona da própria narrativa. "Se você é mulher, tem que ser magra. Se é atriz, não pode fazer plástica, ou tem que fazer e não pode parecer, ou não pode falar sobre. Você não pode ter controle sobre a sua narrativa. No fundo, a questão é essa", relata. Por isso, tomou controle de sua história para diariamente se sentir melhor com o corpo.

 

Body positive ou body neutrality?

Body positive é o movimento que prega a positividade acerca da aparência. Significa esquecer os padrões ideais para aceitar a beleza em todas as formas. Para as pessoas que militam acerca da causa, o que realmente importa é se sentir bem. "Advogo em prol, não sou uma porta-voz. Minha história é mais o body neutrality", expõe Cleo.

Mas, o que é o body neutrality? Para algumas pessoas, a ideia sempre positiva da aparência pode causar uma cobrança desnecessária e uma ansiedade em quem não se sente bem com o espelho. Ou seja, nessas situações o body positive causa o oposto do que deveria. Assim, há pouco tempo a neutralidade se tornou discussão entre famosos e influenciadores.

Esse movimento foca no que o corpo faz, não no que ele aparenta. Com ele, você é capaz de dormir, se exercitar, sorrir e se divertir. Por isso, é necessário cuidar de si. E só. A ideia é que os adeptos desse movimento deixem de prestar tanta atenção na aparência, para que isso não se torne um problema.

"Às vezes vou estar super à vontade com meu corpo, às vezes não. Faz parte do processo. Mas não vou deixar de viver nada por isso. Houve fases da vida em que tive um peso normal, fases da vida em que quis emagrecer e tomei remédio. E agora foi acontecendo", afirma Cleo. Sem se cobrar de estar o tempo inteiro feliz com o corpo, busca apenas não se questionar sobre a aparência e aceitar a si mesma.

 

O que você achou desse conteúdo?