Logo O POVO+
Delícias com a farinha panko
Pause

Delícias com a farinha panko

Antigo na gastronomia asiática, o panko chegou ao Brasil com mais força nos últimos anos e é ótima opção para frituras
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Camarões crocantes na farinha panko (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Camarões crocantes na farinha panko

No final do século XIX havia alguns restaurantes em Tóquio que serviam o "Yoshoku" (comida ocidental). Um dos pratos mais apreciados pelos japoneses nesses restaurantes era o "Cutlet" (bife à milanesa). Por razões de adaptação fonética, o "Cutlet" passou a ser chamado de "Katsuretsu" e logo foi simplificado para "Katsu". Só os japoneses, como eu, conseguem entender a lógica dessas transformações fonéticas.

Depois da alteração do nome, logo os japoneses descobriram que a melhor versão do prato seria feita com carne suína, passando a se chamar "Tonkatsu", que quer dizer "Katsu" de porco. E para finalizar o processo de adaptação do prato, os japoneses desenvolveram uma farinha flocada de pão - a farinha panko. O objetivo era obter um prato mais sequinho e crocante.

A farinha panko vem sendo utilizada nos últimos anos pelos grandes restaurantes, mas só era possível adquirir o produto diretamente das importadoras ou nas lojas do bairro da Liberdade, em São Paulo. Por isso os chefs desses restaurantes guardaram em segredo para manter o diferencial de seu cardápio.

Hoje, a gastronomia tornou-se objeto de domínio público e todos os seus segredos estão sendo revelados. Vou, portanto, contribuir e compartilhar as maravilhosas possibilidades deste produto.

A Farinha Panko já pode ser encontrada aqui em Fortaleza no Mercadinho Japonês, na Fortali e eventualmente nos grandes supermercados. Mas você pode ter a Farinha Panko pelo serviço de delivery da Japa da Ostra e ainda aproveita para comprar os camarões para fazer a receita abaixo.

Camarões Empanados na Farinha Panko

Ingredientes:

500 gr de camarões grandes descascados e limpos

Sal e pimenta do reino

200 gr de farinha de trigo

4 ovos

200 gr de Farinha Panko

1 litro de óleo de soja

Modo de fazer:

Temperar os camarões com sal e pimenta a gosto;

Passar cada um dos camarões pela farinha de trigo;

Passar pelos ovos batidos;

Passar pela Farinha Panko;

Fritar por imersão em óleo abundante bem quente.

Servir com o molho de preferência, ou simplesmente com limão.

O mesmo procedimento utilizado para fazer os camarões empanados pode ser utilizado para fazer outras delícias:

Filé Mignon à Milanesa

Lombo Suíno à Milanesa

Iscas de Frango à Milanesa

Iscas de Peixe à Milanesa

Você pode sofisticar essa receita, acrescentando páprica picante para temperar a farinha de trigo, ou misturar coco ralado junto com a farinha panko.

O que você achou desse conteúdo?