Logo O POVO+
E agora, aonde vamos?
Foto de João Gabriel Tréz
clique para exibir bio do colunista

João Gabriel Tréz é repórter de cultura do O POVO e filiado à Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). É presidente do júri do Troféu Samburá, concedido pelo Vida&Arte e Fundação Demócrito Rocha no Cine Ceará. Em 2019, participou do Júri da Crítica do 13° For Rainbow.

João Gabriel Tréz arte e cultura

E agora, aonde vamos?

Entre os movimentos que demandam mudanças estruturais na indústria do cinema, a presença de mulheres na direção vem se destacando em 2020
Never Rarely Sometimes Always levou o Urso de Prata de Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Never Rarely Sometimes Always levou o Urso de Prata de Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim

A indústria norte-americana de cinema tem sido tomada por diversos movimentos que vêm procurando mexer em estruturas enraizadas - não apenas nela, mas na sociedade - como misoginia, racismo, machismo e xenofobia. Do #MeToo ao #OscarsSoWhite, passando pelo êxito sem precedentes do sul-coreano Parasita no Oscar, as discussões e cobranças vem se alargando e fortificando. Espera-se, a partir disso, que resultados e mudanças sejam de fato sentidas e vistas. É neste sentido que 2020 vem sendo tratado por parte da mídia internacional como um possível ano "de virada" no que se refere à presença de mulheres na direção. Levantamento do site IndieWire, por exemplo, lista 22 lançamentos de grandes estúdios dirigidos por mulheres - de Aves de Rapina, de Cathy Yan, que acumula mais de U$ 180 milhões na bilheteria mundial, aos aguardados Mulan, de Niki Caro, que estreia no próximo dia 27, e Mulher Maravilha 1984, de Patty Jenkins. Além de Hollywood, é possível ver também que grandes eventos europeus, como os festivais de Berlim - recém-encerrado e que contou com seis filmes dirigidos por mulheres entre os 18 da competição principal, tendo premiado Never Rarely Sometimes Always, de Eliza Hittman, com o "segundo lugar" - e de Cannes - que traz na composição do comitê de seleção deste ano cinco mulheres entre dez integrantes. É possível lembrar que movimentos positivos como esses já tiveram lugar em entidades e associações diversas, mas seguidos de passos atrás. Mesmo com conquistas, então, faz-se necessário seguir com atenção os caminhos que vão se desenhando a cada novidade.

 

Mulan estreia dia 26 de março
Mulan estreia dia 26 de março

Questões de Mulan

A versão live-action da animação de 1998 é dirigida pela neozelandesa Niki Caro. O fato de uma história essencialmente chinesa ser dirigida por uma pessoa não-chinesa causou alguma controvérsia. Segundo reportagem do The Hollywood Reporter, a Disney chegou a procurar cineastas de origem asiática, mas acabou optando por Caro. A diretora defendeu seu papel e lembrou que, no começo de sua carreira, “havia poucos precedentes para mulheres fazendo esse trabalho de grandes estúdios”. Além do protagonismo feminino na direção e no elenco, Mulan tem mulheres ainda no roteiro, na direção de fotografia, na assistência de direção, no figurino e na maquiagem, entre outras funções.

 

"Porque Era Ela", de Luciana Vieira, será exibido neste domingo, 8, no Cinema do Dragão

Agenda

O Cinema do Dragão recebe hoje, às 19h30, exibição gratuita do filme Porque Era Ela, da diretora cearense Luciana Vieira, seguida de debate com a realizadora e a curadora e integrante da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) Kamilla Medeiros. A programação integra o ciclo Mulheres em Cena, que marca o Dia da Mulher no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Porque Era Ela é protagonizado por Salete, avó da diretora, que registra a relação das duas partindo de um projeto audiovisual sobre Bárbara de Alencar.

Livro
Livro "Mulheres Atrás das Câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018", organizado por Luiza Lusvarghi e Camila Vieira, traz apanhado histórico das diretoras do cinema nacional

Estante

“Mulheres Atrás das Câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018”
Organizado por Camila Vieira e Luiza Lusvarghi
368 páginas / R$ 64


A obra traz um apanhado histórico das diretoras do cinema nacional e está disponível para venda na Amazon, no site da Editora Liberdade e na Livraria Lamarca (av. da Universidade, 2475).

Foto do João Gabriel Tréz

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?