Logo O POVO+
Atemporal e sustentável
Pause

Atemporal e sustentável

Flores e folhagens desidratadas estão em alta na decoração. Além da beleza plástica, elas carregam uma mensagem de durabilidade e reutilização
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Há três anos a arquiteta e paisagista transforma arranjos secos em poesia
 (Foto: Ludmila Lemos/Divulgação)
Foto: Ludmila Lemos/Divulgação Há três anos a arquiteta e paisagista transforma arranjos secos em poesia

O diálogo, como a viagem, é literalmente antológico. Então, senta. Bem antes do protagonismo retomado ultimamente na estética, com a diversidade de composições hoje, que imprimem o estilo, como um enfeite para o cabelo com flores secas, esse mesmo tipo de matéria já dava seu ar em outras áreas do conhecimento - e curiosidade - humana. De propriedades medicinais, falando da secagem das flores, depois passando para a perfumaria, há um mundo à sua volta, que quem o conhece passa a ver beleza onde há poesia, e vice-versa.

Aconteceu com Mariana Montenegro, arquiteta e paisagista, idealizadora da Sensorial. Desde que o negócio passou a ser realidade fora do papel, há três anos, o mundo das flores e folhagens secas é a paixão que a move todos os dias. "As flores e folhagens secas estão presentes desde a criação do Sensorial em 2018 em mini buquês para adornar guardanapos e presentes. De início de uma forma intuitiva, sem muito conhecimento, com o tempo nos aprimoramos através de cursos e pesquisas", revela. Hoje é ela uma referência no assunto.

"As flores secas já estão por aí há tempos, as sempre vivas e os dedos de anjo já chegam para nós desidratados, mas em 2020 essa 'tendência' cresceu principalmente por ser uma alternativa para as pessoas que gostariam de ter um arranjo com flores naturais mais duradouro", avalia, sabendo que tudo mudou ou foi ressignificado. "A desidratação das plantas é uma alternativa para evitar que as flores, após seu ciclo natural de vida, perdurem", dá ênfase.

Na sua Sensorial, também vai além do décor. Oferece o serviço de arranjos personalizados e acessórios de cabelo. "Tudo pode ser desidratado, mas cada tipo de flor e folhagem é particular. A técnica mais comum é pendurar as flores ou folhagens de cabeça para baixo em local fresco longe do sol e umidade e esperar por algumas semanas", orienta a quem quiser descobrir mais.

"O que me motiva e inspira é a possibilidade de gerar renda em comunidades através da multiplicação dessa técnica, recolhendo as flores naturais de eventos e transformando-as em desidratadas para posterior venda", introduz seu conceito de sustentabilidade. "Os arranjos secos são resistentes porém frágeis. Podem durar muitos meses se mantidos longe de locais úmidos, do sol, e do vento, mas cada flor e folhagem reage ao tempo a sua maneira", menciona sobre processo, como, sem querer, sobre a - poesia - vida aí no meio.

Profissional da decoração de eventos, Mirella Bessa também compartilha sua visão sobre o que agora é charme, em seu trabalho: o toque de secos, adicionado, por ela, em arranjos, como em painéis como selfie point, em eventos. "Nessa busca por um mundo mais 'limpo', as flores desidratadas agregam uma beleza perene e são o complemento perfeito, em especial, para decorações ao cair da tarde e locais ao ar livre", argumenta já dando a dica. Mirella também diz reaproveitar espécies da região atrás também de uma atitude sustentável. As mais usadas, segundo ela, são leques de Carnaúbas, cipós, galhos secos. "Em misturas de flores naturais e secas - como também pintamos".

 

A decoradora criou uma atmosfera rústico-chic, com muitas folhagens, flores exóticas e charmoso mobiliário para sua festa
A decoradora criou uma atmosfera rústico-chic, com muitas folhagens, flores exóticas e charmoso mobiliário para sua festa

MAXI no décor

Para a produtora de eventos e decoradora baiana Gil Santos, o uso de secos é algo que "sempre existiu, e foi usado, não muito aqui, mais em São Paulo", mas que ganhará força a partir de 2021. No seu aniversário de 52 anos, comemorado recentemente no Colosso, não à toa, resolveu destacá-lo. "A ideia partiu disso, de trabalhar apenas com o desidratado", fala que a repercussão contribui para um novo olhar, na cidade, sobre o décor no estilo, influenciando até casamentos. Após inserir em um evento seu, "agora são as noivas que estão querendo fazer", recebe com alegria. "Estamos vivendo num muito tão louco, que o que se gasta vai tudo para o lixo, de forma muito efêmera", também preocupa-se, por isso a escolha dos desidratados como uma alternativa. "É uma coisa quase que reciclável", atribui Gil. "Você as utiliza diversas outras vezes, não só naquela ocasião. Dá para fazer diversos outros arranjos e cenografias", possibilita, cheia de criatividade. Sabe as folhagens que aparecem nas fotos? "Estão todas guardadas!", ela mesma exemplifica. Mas toda essa versatilidade e durabilidade, observa, também tem um preço. "Uma palmeira Latania, que foi a que usei no meu aniversário, ela natural sai a R$ 4, por exemplo. Ela desidratada já é R$ 30", ainda valendo a pena, segundo Gil, pelo motivos já citados. "Agora é um novo mundo", reflete com o momento atual.

Onde encontrar

Sensorial

@sensorialfortaleza

 

Treliças

@trelicasflores

Mais informações: (85) 98808-9544

A escolha de Paulinha Sampaio, feita à mão, pela Sensorial
A escolha de Paulinha Sampaio, feita à mão, pela Sensorial

Pitada de charme

As composições de secos também passaram a ser opção entre as noivas. "Desde o começo sabia que queria usar uma coroa flores desidratadas, assim como o buquê", revelou a fashion-star Paulinha Sampaio, na legenda da foto publicada em seu perfil, no Instagram. No segundo casamento com o atual marido, o empresário Felipe Rocha, realizado em setembro último, nas Maldivas, a cearense deu preferência ao mood, que, para ela, fez todo o sentido. "Essas peças dariam ainda mais força a estética que eu imaginei. Sofisticado, bucólico e delicado", também comenta no postagem. O item, que é um dos símbolos mais marcantes da personalidade da noiva, foi feito à mão, diz, pela Sensorial. Então, tá.

Outras dicas

1. Para quem não tem tempo ou esquece-se de regar a planta, por exemplo, na sala, os arranjos de secos e ou desidratados podem funcionar muito bem. Para fazer o seu, será preciso, no entanto, tempo e paciência, até que o buquê ou folhagem seque-o naturalmente. Importante: inicie o processo quando ainda aparentarem "vigor". Após murchas, o resultado talvez não seja o esperado.

2. Bom lembrar: existem vários tutoriais ensinando sobre. Procure por vídeos e passo a passo, no YouTube e Pinterest.

3. Se você faz uso de água quente, no banho, pendure um ramo de folhas de eucalipto desidratadas próximo. Ao entrarem em contato com o vapor liberado no ambiente, as folhas exalaram um perfume agradável e relaxante.

Guirlanda natalina no cipó
Guirlanda natalina no cipó

Olhar renovado

Por se adequarem a qualquer estilo, a decoração floral com secos vai conquistando cada vez mais espaço. Quem ainda não a aderiu, motivos não faltam. "Os secos são duráveis e não precisam de cuidados diários, basta ficarem longe da umidade e da luz direta do sol, para não perderem a cor", explica a designer de interiores Meire Cavalcante, hoje à frente da Treliças Flores & Paisagismo. "Incorporam sofisticação, durabilidade e sustentabilidade", resume ela. No ateliê de Meire, os secos também ganham um ar natalino, nesta época do ano. A loja também confecciona buquês - secos e ou pintados -, de noiva e natalinos.
Fica a dica!

O que você achou desse conteúdo?