Logo O POVO+
Antroposofia?
Pause

Antroposofia?

Edição Impressa
Tipo Notícia
A opção com 220 Comprimidos sai a R$ 139,90 no site da marca (Foto: Reprodução/weleda.com.br)
Foto: Reprodução/weleda.com.br A opção com 220 Comprimidos sai a R$ 139,90 no site da marca

O que é um medicamento antroposófico? Quem responde, em entrevista à coluna, é o médico de família e especialista em medicina antroposófica da Weleda, doutor Fabrício Dias.

O que consiste esses medicamentos?

Os medicamentos antroposóficos trazem em sua composição elementos da natureza dos três reinos, sendo, o mineral, vegetal e animal; cultivados e produzidos conforme as orientações dadas por Rudolf Steiner, conceituado filósofo e professor austríaco, que nos trouxe esse novo conceito chamado de Antroposofia por volta de 1920. A medicina Antroposófica faz parte desta filosofia, que em princípio respeita a integração entre homem, natureza e cosmos e considera o Ser Humano como portador de uma consciência única perante aos demais seres vivos do planeta. Assim sendo, os medicamentos são feitos de forma natural, dinamizados, para satisfazer essa forma holística e profunda de ver tratar as enfermidades. Os primeiros medicamentos datam de 1921, aproximadamente com a fundação da farmacêutica Weleda.

Posso associá-los à saúde e bem-estar?

Sim, os tratamentos com medicamentos antroposóficos podem reduzir de forma importante o uso de substâncias químicas que causam dependência e efeitos colaterais importantes. Além de comprovação científica recente que afirma serem uma eficaz e boa opção para doenças crônicas. A linha de medicamentos para tratar as doenças psiquiátricas mais comuns atualmente como a ansiedade, depressão e pânico tem se tornado popular entre aqueles que buscam a cura através do autoconhecimento.

Quais seus benefícios e recomendações? Há alguma contraindicação?

O principal benefício é um tratamento sem em que o paciente é agente atuante na transformação de sua saúde através da consciência de sua enfermidade. Recomendamos que sempre que possível um médico antroposófico seja procurado para melhorar a eficácia do medicamento. As contraindicações, apesar de poucas, existem e são específicos de cada paciente ou enfermidade, mas em geral são medicamentos muito seguros e com baixíssimos efeitos colaterais.

Como o Ansiodoron, um dos que pude conhecer, atua no tratamento da insônia e ansiedade?

O Ansiodoron é uma combinação exclusiva de extratos de plantas dinamizados, sendo que o extrato da raiz da valeriana é um ansiolítico e indutor do sono potente e já conhecido da medicina há mais de 1000 anos. O passiflorini, substância presente nas partes verdes do maracujá, também atua como relaxante muscular, ansiolítico e hipnótico. Já aveia, também presente na composição, induz ao sono e melhora a qualidade das ondas cerebrais durante o sono.

O que você achou desse conteúdo?