Logo O POVO+
Vamos jogar?
Foto de Jully Lourenço
clique para exibir bio do colunista

É jornalista e designer de moda formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrou a equipe das Revistas e do Núcleo de Cultura e Entretenimento (caderno Vida&Arte). É repórter da assessoria de comunicação do O POVO. Escreve para a Supernovas aos domingos. Aborda moda e beleza em relação ao corpo e memória, saúde e bem-estar.

Jully Lourenço arte e cultura

Vamos jogar?

Tipo Opinião
Série "O Gambito da Rainha" é um convite à compreensão do estilo pessoal (vivido por Beth Harmon) (Foto: Divulgação/Netflix)
Foto: Divulgação/Netflix Série "O Gambito da Rainha" é um convite à compreensão do estilo pessoal (vivido por Beth Harmon)

É quase impossível não mencioná-la. Beth Harmon. A menina órfã de "O Gambito da Rainha", da Netflix, ambientada nas décadas de 1950 e 1960, que fez muita gente, imagino, perder o sono. A série é - muito - pano para manga. E em todos os lados que pudesse falar, Beth, na pele de Anya Taylor-Joy (palmas!), sairia, além de pronta, com o look da vez, vencedora. Do estilo de garotinha usando o mesmo traje a rainha de branco, pelas ruas da Rússia, a história nos faz perceber uma longa jornada, muito além do jogo: a descoberta de si, tanto na vida, como no estilo, pessoal, de mais ninguém. "No primeiro olhar, o xadrez não tem estilo e está na moda, mas os jogadores fazem escolhas sobre o que usam e por que o usam", disse Gabriele Binder, figurinista da série e designer, ao The New York Times. A "estilística" (com a devida licença pelo empréstimo) vai mesmo se sobrepondo, na forma como discursamos, agimos; na caligrafia que deixamos, nas "jogadas" que parecem, embora não queiramos, traduzir pensamentos, humores. No tabuleiro, que até volta um print, em roupas e afins, muita coisa à solta, outras nem tanto. O que guardamos no fundo da memória pode ter um sentido. Pode nos acompanhar a vida inteira, até decidirmos mudar. Quantas vezes forem. Mudar de corte, mudar de roupa, de atitude. Os "olhos de ressaca" para um "fade in" nada gradual. O que ainda vem?

Cuidar da pele como se sim houvesse amanhã, então aqui a sugestão: Kit 3 Passos Tea Tree, da The Body Shop. Contém 1 Gel de Limpeza Facial Tea Tree 60ml, 1 Tônico Tea Tree 60ml e Óleo Tea Tree 10ml. Vi por R$ 109,70. Te falo na versão online
Cuidar da pele como se sim houvesse amanhã, então aqui a sugestão: Kit 3 Passos Tea Tree, da The Body Shop. Contém 1 Gel de Limpeza Facial Tea Tree 60ml, 1 Tônico Tea Tree 60ml e Óleo Tea Tree 10ml. Vi por R$ 109,70. Te falo na versão online

Mais mais

Alerta Rinoplastia

Luiz Haroldo Pereira, cirurgião plástico com mais de 40 anos de experiência, explica:

1) Escolha um profissional adequado

Independente do tipo de cirurgia, esteja ciente que está com um cirurgião responsável e de qualidade, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Converse com os pacientes que já passaram pelas mãos do cirurgião, confira os resultados na medida do possível e faça a escolha certa.

2) Avaliação/ Análise funcional

O primeiro encontro é de extrema importância. É nele que o paciente poderá esclarecer todas as dúvidas sobre como funciona o procedimento e o que poderá ser feito para melhorar a questão respiratória, estética ou ambas.

Deve ser feita uma análise funcional do nariz, que consiste em saber se o paciente respira bem, ou seja, se possui outros problemas nasais, como por exemplo, desvio de septo, hipertrofia dos cornetos e rinites. A avaliação deve ser feita por um otorrinolaringologista que deve passar um laudo do diagnóstico para o cirurgião plástico.

3) Ter consciência de que menos é mais

Um bom profissional vai sempre manter a harmonia do rosto. Não adianta uma pessoa chegar no consultório levando fotos de celebridades e pedir: ‘quero o nariz dela’. Cada caso tem que ser estudado minuciosamente, objetivando dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências do rosto, para um equilíbrio estético entre o nariz e face. O paciente precisa ter expectativas reais sobre o que pode ser mudado

4) Realizar os exames pré-operatórios

Os exames pré-operatórios tem como objetivo minimizar os riscos do procedimento cirúrgico e anestésico. São de extremo valor para o cirurgião conhecer melhor seus pacientes e traçar a estratégia mais eficaz para cada um.

Para realização da rinoplastia os exames pré-operatórios são: hemograma completo, coagulograma, urina, radiografia de tórax, eletrocardiograma e risco cirúrgico. Dependendo do caso, o médico pode pedir exame de imagem, como a tomografia computadorizada, com o intuito de avaliar com mais detalhes a estrutura nasal.

5) Seguir à risca as recomendações médicas após o procedimento

O pós operatório da rinoplastia é um pouco incômodo sim, mas as dores podem ser perfeitamente controladas com medicação. Deve ser feito com paciência, pois o resultado do procedimento não depende somente do cirurgião, mas também, dos cuidados do paciente em casa. O inchaço e os hematomas costumam reduzir, após 6 semanas do procedimento.

Os resultados começarão a ser notados à partir dos 30 primeiros dias, mas, é somente depois do 6º mês à 1 ano, que serão vistos definitivamente, pois vai depender da cicatrização completa do nariz.

Aproveitando 1

Quem é quem? Me indicaram o Portal das Modas que cita - muito bem -, em um post, no Instagram, o que a "dismorfia das selfies", suponho, causa... rostos de celebridades sendo cada vez mais editados. Onde vamos parar? Te provo: /photoshoppe no TikTok e @just.a.tweak no Instagram.

Aproveitando 2

Qual o limite da tendência - da massificação de propósitos? Uma estética tem vindo à tona, e não é por acaso. Inicialmente como uma solução sustentável, que une retalhos formando uma nova peça (com a costura propositalmente aparente), é copiada aos montes - com tecidos novos - pelas fast fashion... E aí? Tire suas conclusões.

E que fique ciente

Rola solto na cidade um top de coração, mas que não se engane. É déjà vu.

Nas cenas aleatórias

"Como aliviar a dor no cóccix?" Primeiro: localiza-se no final da coluna. Segundo: sentar-se de modo errado e por muito tempo seguido só prejudica/ocasiona, tá. A quem tem inflamação - outras mais -, pior. Recorra então a uma almofada terapêutica (nem sabia que existia!). Para remediar, torça uma toalha formando um ninho ou círculo, em seguida, coloque-a sobre o assento. Ufa! Já alivia.

Penteado fácil

Demonstrado por Jessica Alba.

Está decidido

"Ilumine-se", já dizia a Andie de Kate Hudson. (Pantone para 2021).

Foto do Jully Lourenço

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?