Logo O POVO+
Pulsação e equilíbrio
Pause

Pulsação e equilíbrio

Abre
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cadeira Soul por Luan Del Savio (na Saccaro) (Foto: Guilherme Jordani/Divulgação)
Foto: Guilherme Jordani/Divulgação Cadeira Soul por Luan Del Savio (na Saccaro)

Todo ano uma cor nos leva direto ao recomeço. Quem a anuncia é a Pantone, guru máximo das cores no mundo. É ela quem, todos os anos, a partir de um estudo, chega ao resultado da cor escolhida, influencia a moda, como o design e a decoração. Pois bem. Se em 2020 o classic blue (não queremos culpá-lo ou associá-lo) veio junto com um céu escuro, cheio de mistérios, com a pandemia da Covid-19, infelizmente ainda nos acompanhando em 2021, para este ano o sol irá brilhar novamente.

É a esperança por trás das duas novas cores - Illuminating e Ultimate Gray - do portfólio anual da Pantone que elege, como em 2016 (última vez que uma dupla de cores foi anunciada pela empresa, na época, o Rose Quartz e o azul Serenity), "uma colaboração mútua entre elas", esclarece porta-voz de uma distribuidora master da Pantone, a CEO Blanca Lliahnne, expert em cores.

Em um vídeo explicativo, publicado logo após o anúncio da novidade, ela revela o sentido por trás das escolhas. "O Ultimate Gray é um cinza muito sólido; sólido como uma rocha. E esse amarelo ele é vibrante e otimista", duas cores postas propositalmente lado a lado, segundo Blanca, para nos oferecer, além de cor meramente, inspiração. Remetem, diz, a "sentimentos mais profundos - e muito importantes nesses momentos - que são o respeito e a consideração - junto com uma promessa otimista de um dia ensolarado", que até ajuda-nos a imaginar.

"Você já acordou aquele dia em que você olha para fora e parece que o mundo está perfeito, o sol está brilhando e, mesmo assim, a gente tem uma certa incerteza?". "Por isso que foi escolhida uma dupla", ressalta Blanca, interessada em suas interpretações. "O Pantone Color Institute opta por cores animadas, por cores poderosas, para satisfazer um anseio que é muito comum, que é muito humano: o anseio pela vitalidade", comentada por Leatrice Eiseman.

"Esta é uma união de cores que nos passa resiliência e esperança. Precisamos nos sentir encorajados e encantados; isso é essencial para o espírito humano", justificou a diretora executiva, durante a apresentação anual, a qual O POVO teve acesso por videoconferência.

Seja qual for sua intuição ou significado em relação às postas para 2021, para o Feng Shui, uma disciplina milenar chinesa onde as cores são fundamentais, a dupla selecionada pela Pantone é a harmonização do novo ciclo - de fora para dentro, vestindo ou sentindo -, apenas começando. "São duas cores complementares, por isso, combinam muito bem", analisa a especialista em Feng Shui Martine Monios. "O elemento metal é o que estamos vivendo, rígido que exige fibra, força, disciplina e recolhimento, mas ao lado do amarelo traz alegria, motivação e emoção", lembra.

O que você achou desse conteúdo?