Logo O POVO+
De matéria e afeto: peças com história
Pause

De matéria e afeto: peças com história

No embalo do retorno ao passado na moda e da decoração, mundo das joias e bijus vive uma fase revival dos modelos que marcaram época e se tornaram clássicos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Deby Teixeira, 34, peças de família marcam etapas da vida (Foto: BARBARA MOIRA)
Foto: BARBARA MOIRA Deby Teixeira, 34, peças de família marcam etapas da vida

Como uma assinatura que nos projeta diante do mundo, os acessórios, sejam eles joias, semijoias ou bijuterias, acabam repercutindo um tempo de memória. Um tempo constituído hoje, do presente, como, muitas vezes, de momentos marcantes registrados no passado. Uma peça que nos foi dada ou uma herança que deixada por gente querida. Cada item é transformado em narrativa, que só sabe da sua quem a vive ou a revive. Em época ainda de pandemia, algo cada vez mais latente, mais à flor e à pele. No presente, o passado revisitado tornou-se um porto seguro ou um apoio às novas atitudes dos tempos hoje, a aproximação também cada vez mais estreita com a sustentabilidade e os modos de consumo, mais conscientes e afetivos.

Constance Pinheiro, 36, arquiteta e designer, moradora do Crato, passou por esse sentimento recentemente. Mudou-se no último domingo. No meio da semana, ela ainda tentava encontrar onde estava o que, porém, sem dificuldades para puxá-los da mente: os broches adquiridos. Sabia que os tinha, em algum lugar, onde agora mora. "Curto usá-los", é atraída por uma pegada mais "visual". "Gosto da estética dos anos 1980 e 1990", responde a designer sobre a carga retrô meio vintage complementada no estilo. Roupas que também lembram essa vibe. Além dos broches, tem carinho por "joias" da família. "Pulseiras e brincos dourados", diz suas heranças da mãe.

As peças como as que tem Constance atravessam o tempo porque não é a matéria apenas em jogo. Mas o intransferível que é ressignificá-lo. Assim é para a ilustradora e tatuadora Deby Teixeira. Com quase a mesma idade, 34 anos, ela encontra em cada item que guarda (e são muitos e variados!) uma memória - nova - para reviver, quando e onde estiver. "Algumas peças foram presentes das minhas avós e amigas. Outras eu acabei herdando. Tenho uma relação muito cautelosa com os itens de valor afetivo. Mantenho muito bem cuidados e preservo os mínimos detalhes… como envelopes e caixas - do jeito que a pessoa mantinha", se vê "bastante nostálgica".

"Eu sempre gostei de guardar! Sempre tive um apreço especial por itens colecionáveis e mantenho muitas recordações da infância", conta. "Tenho um par de brincos que as três netas ganharam ao nascer, é uma joia de família. E algumas peças que herdei quando minha avó morreu", mantidas hoje em seu universo, nem tão lá, nem tão cá, um jeito de Deby. "Eu os mantenho", refere-se aos objetos, "para recordar de quem me deu". "Sempre tem uma história por trás das peças e é uma maneira de homenagear e preservar a presença delas comigo", avalia como algo maior e importante.

VERSÁTIL Broche em Ouro Branco - cravejado em diamantes VVS - da Coleção Retro Tânia Joias (feita pelo artesão italiano Giovanni Moraglione) exclusivamente para a joalheria
VERSÁTIL Broche em Ouro Branco - cravejado em diamantes VVS - da Coleção Retro Tânia Joias (feita pelo artesão italiano Giovanni Moraglione) exclusivamente para a joalheria

O novo eterno

Questão de leitura. Afinal, um broche não nasce para dançar apenas uma dança. É o que ensina Tânia Leitão, da Tânia Joias. Na foto, como aqui em destaque, é seu modelo preferido, no momento. "É broche e também pendente", amplia as possibilidades. Feito exclusivamente por um grande artesão internacional, pode parecer que é vintage, mas não. "Não é antigo! Ao contrário, muito para moderno e versátil. Olha as maneiras que podemos usá-lo", ilustrou com fotos, num papo virtual. "Como se fosse um decote! Em uma faixa na cintura! Em uma faixa na cabeça!", só explorar. "É uma nova leitura dos broches tão usados pela Corte", contextualiza a senhora Tânia à distância. Na foto em que aparece, preso a uma faixa de vestido. A assinatura é de modernidade e elegância, como cada item que compõe o histórico de sua maison. "Nossas coleções são o que há de mais atual no mundo joalheiro: tanto as internacionais, nacionais e autorais", exemplifica a empresária, com um segundo modelo de broche, já versátil em um colar. Uma peça para sempre.

Broche é assinado pela designer de joias Nathalia Canamary
Broche é assinado pela designer de joias Nathalia Canamary

Pitada extra

O broche criado por Nathalia Canamary, que resgata o comeback da peça em nova coleção, chamada Rosa Iracema. "Para mim as joias sempre carregam também um valor afetivo", não só classificam-se pela sua forma e inspiração. São objetos, explica, que têm a capacidade de nos conectar com pessoas ou momentos especiais de nossas vidas. "Normalmente compramos uma joia quando estamos passando por momentos felizes e esta peça acaba por ser um símbolo deste momento", lembra a arquiteta que virou joalheira. "Ao pensar nas minhas coleções, procuro sempre criar joias feitas para durarem além de tendências, com um desenho atemporal. Acredito que assim elas podem nos acompanhar por mais tempo e em diversas situações de vida", expressa Nathalia.

Sempre pérolas
Sempre pérolas

OUTRA VEZ

É o nome dado ao brechó idealizado por Thayssa Sanches onde reúne além de roupas e calçados, uma seleção de joias e semijoias a postos para o garimpo. A vitrine é vista online, no Instagram, apesar de também ter um espaço físico. "Ao longo de 20 anos, consegui fornecedoras maravilhosas que me abastecem diariamente", numa entrega que, para Thayssa, é muito mais que moda, uma conexão afetiva com o que faz e acredita, contribuindo, de bônus, à economia circular. Quem topa apoiar? Seguem os nossos achados (verificar disponibilidade). São novos e usados "em perfeito estado que é o lema do 'Outra Vez'", explica curadora do acervo de luxo.

g
g

Hora do café

Quem chama é Marina Dias, do codinome Corvina no Instagram, que ressurge num click para editorial da AnnaGramm. "Na campanha, usamos joias tanto confeccionadas por mim como herança de família", relembra proprietária da marca, Anna Maria Cavarero. "A Marina Dias interpretou uma dama da era vitoriana. Mas não a dama vitoriana clássica: assim como o Corvina, a marca intercala o moderno, e minimalista com o clássico e rebuscado, essa era a ideia das fotos", comenta Anna. "A joia para mim vai além do valor material. Eu a encaro como joia afetiva porque ela me traz recordações. O fato de usar materiais nobres não limita a joia a um bem material: ela faz a joia durar muito tempo e resgatar as memórias", compreende.

A flor camélia e Chanel: um caso de longa data. (Gabrielle Chanel na praia de Étretat, na França, em 1913)
A flor camélia e Chanel: um caso de longa data. (Gabrielle Chanel na praia de Étretat, na França, em 1913)

Para além de clássico

Em "As 100", de Nina Garcia, o broche é "o dono da casa". Tem seu próprio capítulo, com verdades da autora. "As não iniciadas associam o broche às avós e tias-avós e acham que ele deve ser usado apenas próximo ao decote dos vestidos. Porém, as elegantes sabem que ele é capaz de muito mais. É um acessório que permite mostrar o lado criativo", situa Nina relembrando momentos em que foram o auge, na moda. Num dos exemplos, volta-se à Sharon Stone, "que prendeu a camisa do marido nas costas com um broche de libélula e pisou no tapete vermelho em 1998. Ou Charlize Theron, que, engenhosamente, colocou um broche em cada alça do vestido âmbar de Vera Wang para o Oscar de 2000", sugere que "procure essas imagens no Google". Feito isso, nem se demore. "Vasculhe as lojas de antiguidade e a caixa de joias de sua avó". Fica a dica!

 

Tome nota

Fiorella - The Jewelled Glove

@jewelledglove

Nathalia Canamary

@nathaliacanamary

Mais informações: (85) 99940-9400

Outra Vez Brechó de Luxo

@brechooutravez

Mais informações: (85) 98893-7059

Tânia Joias

@taniajoias

Mais informações: (85) 9986-6827

AnnaGramm Jewelry by Cavarero

@annagrammjbr

Mais informações: (11) 98989-6722

Na Hora - Manutenção de joias

@nahoraconsertos

Mais informações: (85) 98774-1020

Policromo - Banho de ouro

@policromoce

Mais informações: (85) 99997-7709

O que você achou desse conteúdo?