Segundo colocado na disputa pela presidência da República, Fernando Haddad (PT) visita Fortaleza nesta sexta-feira, 15. Durante a passagem, a primeira desde as eleições de outubro de 2018, o petista deve se reunir com o governador do Estado, Camilo Santana.
A agenda em Fortaleza demarca o início das caravanas do ex-candidato pelo Nordeste, cujos eleitores lhe destinaram majoritariamente os seus votos. No Ceará, por exemplo, Haddad obteve 71% dos sufrágios.
De acordo com o deputado federal José Guimarães (PT), do Ceará o petista deve seguir ao Piauí. O roteiro inclui ainda Bahia e Pernambuco. "A pauta principal desses encontros é a reforma da Previdência", afirmou o parlamentar. A segurança, porém, também deve figurar entre os assuntos discutidos.
Na capital cearense, Haddad participa de seminário às 18 horas, no Hotel Oásis Atlântico, na avenida Beira Mar. O tema do encontro é o "Brasil que saiu das urnas". Desde as eleições, o ex-prefeito de São Paulo tem se mantido afastado da vida partidária. Dentro da legenda, há a possibilidade de criação de um cargo que lhe permita estar em evidência. O PT já avalia os cenários para as eleições de 2022.
Além de Haddad, outro ex-presidenciável vem pavimentando caminho para o próximo pleito: Ciro Gomes (PDT), cuja última aparição pública foi num encontro que reunia militantes do PT na Bahia. Ciro foi vaiado ao repetir frase do irmão Cid: "Lula está preso, babaca".
(Henrique Araújo)