Logo O POVO+
Roberto Cláudio volta a evitar falar sobre as eleições de 2020
Politica

Roberto Cláudio volta a evitar falar sobre as eleições de 2020

| PREFEITURA | Se no início do mês, RC dava a primeira sinalização quanto a um candidato para sucedê-lo, agora ele volta a estratégia de desconversar sobre disputa pelo Paço
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ROBERTO CLÁUDIO inaugurou Ecoponto da Vila do Mar. Objetivo da Prefeitura é entregar 119 equipamentos até dezembro de 2020
 (Foto: Tatiana Fortes)
Foto: Tatiana Fortes ROBERTO CLÁUDIO inaugurou Ecoponto da Vila do Mar. Objetivo da Prefeitura é entregar 119 equipamentos até dezembro de 2020

"2020 vai ficar para 2020", desconversou o prefeito Roberto Cláudio (PDT) ao ser indagado sobre as eleições do próximo ano. Em inauguração de Ecoponto na Vila do Mar ontem, o pedetista voltou à estratégia de evitar falar sobre a disputa, justificando que o foco agora deve ser na gestão da Capital.

A esquiva do prefeito vem sendo adotada desde o início do ano, quando o primeiro pré-candidato ao Paço Municipal, o deputado federal Capitão Wagner (Pros), colocou-se na disputa. O ponto fora da curva ocorreu no anúncio de um pacote de investimentos para Fortaleza de R$ 1,5 bilhão, no dia 2 de julho.

No palco do Teatro São José, o governador Camilo Santana (PT), o senador Tasso Jereissati (PSDB) e os presidentes da Casas Legislativas, Antônio Henrique (PDT) e José Sarto (PDT), além do próprio prefeito, assistiram ao secretário do Governo, Samuel Dias, comandar o evento. Dias é um dos nomes do PDT apontados como possíveis sucessores de Roberto Cláudio.

Menos de um mês depois, entretanto, Roberto Cláudio preferiu recuar dessa sinalização quanto às eleições e ao candidato que será apoiado pela legenda trabalhista. "Eu tenho tanta coisa para fazer, tanta responsabilidade, tanto problema para resolver. Se desviar o foco de atenção do administrativo para o político-eleitoral, perde a razão de eu estar onde eu estou, como prefeito de Fortaleza", justifica.

Para o pedetista, há um "tempo certo" para debater o pleito para os cargos eletivos da Capital. "Próximo ano, claro, a gente vai começar a debater o futuro de Fortaleza, debater dentro do partido a respeito disso. Agora, da minha parte, julgo desrespeitoso eu antecipar qualquer diálogo, qualquer conversa nesse sentido".

O comportamento do prefeito não é acompanhado por alguns adversários. A pouco mais de um ano para a disputa, dois pré-candidatos já se colocam, enquanto outros despontam de maneira extra-oficial. Parlamentar com maior número de votos para ocupar cadeira na Câmara Federal, Capitão Wagner articula alianças com outros partidos, como o PSC.

Enquanto isso, o tucano Carlos Matos percorre os bairros da Capital e conversa com moradores sobre os problemas enfrentados na cidade, com objetivo de iniciar a elaboração de um plano de governo. Indagado sobre a movimentação de adversários políticos, Roberto Cláudio afirma que não vai "cair na tentação de responder". Em junho, contudo, o prefeito havia afirmado a O POVO que "não é razoável pessoas da área pública, às vezes recém eleitas e com mandatos, estarem antecipando esse processo, porque esse é o tempo de servir às pessoas".

Dessa vez, preferiu desviar o discurso. "Vou ficar aqui trabalhando. A minha forma sempre foi essa e agora com essa distância toda da eleição não seria diferente. Vou trabalhar, conversar com as pessoas, estar nas ruas", considera. Na entrega do Ecoponto da Vila do Mar, listou outra série de obras sendo realizadas na região, além de outras construções realizadas na cidade. "Tem muita coisa para a gente entregar. É isso que de fato me motiva e tem motivado a gente a não perder o foco", completa.

Na inauguração do Ecoponto, o prefeito esteve acompanhado de diversos secretários, como os titulares da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, da Regional 1, Rennys Frota, e o coordenador especial de articulação política, Lúcio Bruno. Samuel Dias não participou do evento. O vereador Idalmir Feitosa (PDT) também esteve presente e afirmou que fica feliz "por ter contribuído em obras aqui como a que vai ser inaugurada". Os ex-vereadores Carlinhos Santana e Audisio oliveira também estiveram presentes.

Sobre os ecopontos, Roberto Cláudio explica que a ambição "é a mudança de atitude sobre o lixo produzido". "Tem um longo caminho a ser percorrido ainda, mas já há indicadores, como a redução do número de lixões, o aumento do volume de lixo privado, o aumento no volume de lixo reciclado, de um processo de mudança em andamento", considera. A Capital possui 62 ecopontos e a Prefeitura tem o objetivo "de entregar 119 até dezembro do próximo ano".

Este conteúdo exclusivo para assinantes está temporariamente disponível a todos os leitores como cortesia

Ausência

Um dos cotados para suceder Roberto Cláudio no Paço Municipal, secretário do Governo Samuel Dias não esteve presente no evento desta sexta-feira, 26.

O que você achou desse conteúdo?