Logo O POVO+
Bolsonaro diz querer "varrer corruptos e comunistas"
Politica

Bolsonaro diz querer "varrer corruptos e comunistas"

Em visita ao Nordeste, presidente volta a criticar a esquerda e o resultado das eleições na Argentina
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
BOLSONARO sobrevoou de helicóptero o Perímetro Irrigado dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí ao lado do governador Wellington Dias (Foto: Alan Santos/Presidência da República)
Foto: Alan Santos/Presidência da República BOLSONARO sobrevoou de helicóptero o Perímetro Irrigado dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí ao lado do governador Wellington Dias

Em visita à cidade de Parnaíba, no Piauí, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou, em discurso ontem, que pretende "varrer do Brasil" para a Venezuela a "turma vermelha de corruptos e comunistas" do País. Pela terceira vez em uma semana o presidente utilizou o "cocô" como metáfora, dessa vez para se referir "à raça de corruptos e comunistas" que, segundo ele, deveriam estar na Venezuela ou em Cuba.

Ao utilizar a metáfora e o jogo de palavras, foi ovacionado pela população presente aos gritos de "mito". "Nós vamos acabar com o cocô no Brasil. O cocô é essa raça de corruptos e comunistas", afirmou o presidente da República ao microfone.

CONFIRA O VÍDEO

Essas não foram as únicas falas de Bolsonaro a gerar controvérsia na passagem pelo Piauí. Ele declarou que "bandidos de esquerda" começam a voltar ao poder na Argentina. A afirmação é mais uma referência ao resultado das primárias presidenciais no país vizinho, nas quais o presidente Mauricio Macri, aliado de Bolsonaro, foi derrotado no domingo por ampla margem por Alberto Fernández, que tem como candidata a vice a ex-presidente Cristina Kirchner.

"Olha o que está acontecendo com a Argentina agora. A Argentina está mergulhando no caos. A Argentina começa a trilhar o rumo da Venezuela porque, nas primárias, bandidos de esquerda começaram a voltar ao poder", disse.

A vitória de Fernández desencadeou uma troca de insultos do candidato com Bolsonaro. Na segunda-feira, o presidente brasileiro disse que "o Rio Grande do Sul viraria Roraima se a esquerdalha chegar ao poder na Argentina", em referência à crise migratória na Venezuela. Fernández respondeu: "Comemoro enormemente que fale mal de mim. É um racista, um misógino e um violento".

Bolsonaro estava em Parnaíba para a inauguração de uma escola. Mais cedo, compartilhou em suas redes sociais um vídeo exaltando a "recepção calorosa" que recebeu em Parnaíba.

No vídeo, Bolsonaro é recebido pelo prefeito de Parnaíba, o ex-senador e ex-governador cassado, Francisco de Assis Souza, conhecido como Mão Santa. Os cidadãos presentes entoavam "a nossa bandeira jamais será vermelha".

Antes de desembarcar em Parnaíba, Bolsonaro sobrevoou o Perímetro Irrigado dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí e depois, acompanhado da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou de cerimônia relativa ao projeto de irrigação.

Quem também esteve no helicóptero foi o governador do Piauí Wellington Dias (PT). Este foi o primeiro encontro do presidente com um governador do Nordeste após as declarações de Bolsonaro em que se referia aos chefes de Executivo da Região como "paraíba". Wellington Dias não participou dos demais eventos previstos em agenda, voltando para Teresina após o voo de helicóptero. (com agências)

O que você achou desse conteúdo?