Logo O POVO+
Deputado diz que prefeito tenta excluí-lo da inauguração de Areninha
Politica

Deputado diz que prefeito tenta excluí-lo da inauguração de Areninha

Leonardo Araújo (MDB) afirma ter sido um dos principais articuladores para que o equipamento fosse implantado em Uruburetama e exige que isso seja reconhecido
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Deputado Leonardo Araújo. foto: Júnior Pio/ALCE (Foto: foto: Júnior Pio/ALCE)
Foto: foto: Júnior Pio/ALCE Deputado Leonardo Araújo. foto: Júnior Pio/ALCE

As areninhas continuam no centro das disputas políticas localizadas na base do governador do Ceará, Camilo Santana (PT). O acirramento, agora, intensificou a oposição entre o deputado estadual licenciado Leonardo Araújo (MDB) e o atual prefeito de Uruburetama, o interino Artur Nery (PCdoB), que assumiu o Executivo municipal após afastamento de Dr. Hilson Paiva (PCdoB), preso acusado de sucessivos crimes sexuais no exercício da ginecologia.

Araújo ressaltou ao O POVO Online ter sido ele e o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT) - amigos e aliados -, além do ex-senador Eunício Oliveira (MDB), os responsáveis pela articulação junto ao Governo do Ceará que resultou na implantação do equipamento ali. No entanto, ele prosseguiu, os dois não foram convidados para a inauguração, que aconteceria no último dia 11, uma quarta-feira.

"Deixa eu te dizer, na realidade o prefeito fez uma agenda de inauguração sem combinar com os deputados mais votados no município. Isso partiu de uma tratativa por parte do prefeito, numa tentativa de esconder os reais idealizadores", disparou o deputado.

Em nota publicada em rede social no último dia 10, a Prefeitura de Uruburetama alega que o adiamento se deveu ao choque de agenda outra inauguração da escola municipal Dalva Tomé. Araújo contrapõe a versão oficial, afirmando que a alteração de data ocorreu para que ele e Bismarck possam estar presentes. "O prefeito tenta fazer uma média em cima de obras que não são dele", critica o emedebista. 

Aliado do prefeito afastado, Araújo tem bases eleitorais no município - embora tenha nascido em Parambu, no Sertão dos Inhamuns. Foi, inclusive, o deputado mais votado da cidade, com 2.818 sufrágios. O segundo mais votado ali, para se ter ideia, foi Tin Gomes (PDT). O pedetista teve 1.971 votos. 

Em meio a desentendimentos, a inauguração está prevista para a próxima sexta-feira, 20. O emedebista diz que não mandará nenhum "recado" ao prefeito, que deve estar presente. "Seis vereadores estarão comigo. Vou mencionar eles e parabenizar", afirma. Todos estes parlamentares são oposição à atual gestão.

A presidente da Câmara Municipal de Uruburetama, Maria Stela Gomes Rocha (Cidadania), chamada de "Tete", é pré-candidata à Prefeitura no próximo ano. Ela é aliada ao emedebista. Araújo admite que 2020 já exerce influência sobre o clima político.

A reportagem do O POVO Online ainda tenta localizar o prefeito de Uruburetama, Artur Nery.

A areninha

Graças a projeto do deputado, o campo será chamado Raimundo Martins Paiva. Trata-se do pai do prefeito afastado da cidade.  

Rivalidades

Na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), os grupos políticos de Patrícia Aguiar (PSD) e Audic Mota (PSB), dois aliados de Camilo, disputam o comando de Tauá. João Jaime (DEM) e Manoel Duca (PDT), também da base do governador, se antagonizam em Acaraú. Iguatu é centro da disputa entre a família do deputado Marcos Sobreira (PDT) e o licenciado Agenor Neto (MDB).

E o governador? 

Quando esteve no Debates Grandes Nomes, na sede do O POVO, Camilo Santana afirmou ao Blog Política que se esforçará para suavizar os tensionamentos dentro do grupo que o sustenta, que tende a crescer à medida que as eleições municipais se aproximam. Hoje, 38 parlamentares integram a base do petista - de 46 deputados. “Há uma preocupação (com a possibilidade de o acirramento político prejudicar os trabalhos legislativos), onde eu puder unir o máximo possível dos nossos aliados nos municípios cearenses, vamos trabalhar para isso”, disse na data.

O que você achou desse conteúdo?