Logo O POVO+
PSDB realiza treinamento com pré-candidatos no Ceará
Politica

PSDB realiza treinamento com pré-candidatos no Ceará

Evento reuniu cerca de 50 tucanos pretendentes a cargos de prefeito e vereador
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Raimundo Gomes de Matos, ao microfone, fala na abertura dos trabalhos com pré-candidatos do PSDB
 (Foto: Thays Maria Sales/Especial para O POVO)
Foto: Thays Maria Sales/Especial para O POVO Raimundo Gomes de Matos, ao microfone, fala na abertura dos trabalhos com pré-candidatos do PSDB

O PSDB do Ceará iniciou na manhã de ontem o curso "Formar para Renovar", que visa capacitar pré-candidatos aos cargos de prefeito e vereador nas eleições 2020. O encontro ocorre em Fortaleza até hoje, conta com a participação de 50 tucanos da Região Metropolitana e é ofertado pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV) - órgão de estudos do partido - em parceria com o Centro de Liderança Política (CLP).

A programação prevê formações voltadas à gestão e planejamento, marketing político e dilemas éticos. Na abertura, o presidente nacional do IVT, Betinho Gomes, comentou a importância de se realizar esses estudos para estimular e fortalecer os filiados. "Através de cursos e debates políticos, fortalecemos e renovamos os quadros partidários, preparando os tucanos para as eleições municipais de 2020", explica o ex-deputado.

O presidente do ITV no Ceará, Raimundo Gomes de Matos, acredita que a política precisa de uma reinvenção e o "PSDB está habilitando novas lideranças e renovando o seu quadro com engajamento feminino e jovem." Para ele, discutir a realidade nacional é uma das questões centrais, pois, a partir dessa conversa, os pré-candidatos poderão pensar políticas públicas também para os seus municípios.

Dentre os membros do partido presentes, o atual presidente do PSDB municipal e pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, Carlos Matos, relembra que "o intuito da legenda é a redemocratização do País, transformando a economia e mudando a realidade social". Por isso, sua principal bandeira é a geração de empregos. Ele também ressalta a necessidade de um curso desenvolvido para os aspirantes ao eleitorado. "Há novos nomes com o desejo de mudar o cenário político do Brasil. Essas pessoas precisam de formação. Por essa razão, o partido reserva esse momento de preparação de novas lideranças políticas", esclarece.

Raquel Lourinho é um desses nomes. A candidata a vereadora de Trairi aponta que "a formação de novas lideranças é importante para que a sigla corrija os próprios erros a fim de não cometê-los novamente". Sua maior expectativa é no esclarecimento do uso das ferramentas de marketing. "Nas eleições de 2018, a gente viu a ascensão do debate político nas redes sociais. Pessoas se elegeram por meio disso. É fundamental, um ano antes das eleições, nós estarmos pensando nos discursos das nossas campanhas por meio dessas estratégias", projeta a presidente do Tucanafro - uma recente comissão do partido voltada para comunidade negra.

Formações

O "Formar para Renovar" está capacitando 500 líderes em 10 capitais. Além de Fortaleza, o evento já passou por Salvador, Belém, Porto Alegre e Maceió. As próximas serão São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Teresina e João Pessoa

O que você achou desse conteúdo?