Logo O POVO+
"O PSL está afundando", diz André Fernandes
Politica

"O PSL está afundando", diz André Fernandes

Deputado estadual cearense afirma que partido de Bolsonaro está desacreditado mesmo no campo da direita. Presidente pediu para apoiador "esquecer" o PSL
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
VÍDEO no qual Bolsonaro deu indícios de que sairia do PSL foi gravado na saída do Palácio da Alvorada, onde ele conversava ontem com turistas (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Foto: José Cruz/Agência Brasil VÍDEO no qual Bolsonaro deu indícios de que sairia do PSL foi gravado na saída do Palácio da Alvorada, onde ele conversava ontem com turistas

Deputado estadual mais votado do PSL no Ceará, André Fernandes criticou duramente a legenda nesta terça-feira. Segundo ele, o partido do presidente Jair Bolsonaro está "afundando e se queimando". "Esse partido só cresceu por causa do Bolsonaro. Agora que o grupo dele saiu e quem entrou foi o grupo do (Luciano) Bivar, está afundando, está se queimando", disse.

O parlamentar avalia que o "PSL hoje está começando a ficar desacreditado pelo próprio povo da direita" e que, caso o presidente não assuma a condução, a sigla vai se deteriorar.

"O PSL só vai pra frente se o Bolsonaro tiver a liderança do partido. Se as pessoas de confiança de Bolsonaro estiverem nas lideranças estaduais", defendeu o deputado.

Fernandes atirou ainda contra o presidente do PSL no Ceará, deputado federal Heitor Freire. "Desde o começo sempre falei que, aqui no Estado, estava errado. Não só aqui, mas em outros estados", avaliou. "Hoje está saindo do próprio presidente a mesma fala."

FORTALEZA,CE,BRASIL,24.06.2019: André Fernandes, deputado estadual, em coletiva na Assembleia Legislativa. (fotos: Tatiana Fortes/ O POVO)
FORTALEZA,CE,BRASIL,24.06.2019: André Fernandes, deputado estadual, em coletiva na Assembleia Legislativa. (fotos: Tatiana Fortes/ O POVO) (Foto: Tatiana Fortes)

Nesta terça, Bolsonaro aparece em vídeo em Brasília pedindo a um apoiador, que o procurava para gravar, para que deixasse o PSL de lado. Na filmagem, o simpatizante menciona Bivar.

"Cara, não divulga isso, não. O cara está queimado pra caramba lá. Vai queimar o meu filme. Esquece esse cara, esquece o partido", pediu o presidente.

Deputado federal, Bivar é investigado por suspeita de ter comandado esquema de candidaturas laranjas em Pernambuco. Em reação, aliados do dirigente rebateram Bolsonaro.

"Como você fala do quintal alheio se o seu quintal está sujo?", questionou o líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir. "As candidaturas em Minas Gerais e Pernambuco estão sendo investigadas. Mas o filho do presidente também."

O senador Major Olímpio, que detém a liderança da agremiação na Casa, foi na mesma linha. "Eu não vejo o presidente saindo do partido. Seria a mesma coisa que morar sozinho e fugir de casa", disse.

Delegado Cavalcante, deputado estadual pelo PSL no Ceará, admitiu que há hoje "insatisfação com membros do PSL" e o escândalo das candidaturas laranjas.

Conforme ele, "alguns não seguem a doutrina conservadora e nem de direita". Agrava a situação, analisa Cavalcante, o fato de que Bolsonaro "não tem o controle do partido", que faz as "estratégias sem o aval do presidente".

O POVO questionou o presidente da sigla no Ceará, Heitor Freire, sobre as declarações de Bolsonaro a respeito do PSL. Por meio de assessoria, o deputado disse que não comentaria as falas.

Fernandes e Cavalcante estão rompidos com Freire, contra quem apresentaram um pedido de afastamento sob a justificativa de que o deputado federal quebrou o decoro da legenda e fez mau uso de dinheiro público.

Antes disso, Freire havia destituído André Fernandes do comando do PSL em Fortaleza. O presidente da agremiação é próximo do deputado federal Luciano Bivar, pivô de acirramento com o Bolsonaro.

O que você achou desse conteúdo?