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Estudante cearense conquista o segundo lugar no projeto Jovem Senador
Politica

Estudante cearense conquista o segundo lugar no projeto Jovem Senador

Programa chega à 9ª edição com mais de 120 mil redações de estudantes de todo o País, Alan Alves Henrique Ferreira estuda em escola pública de Morrinhos
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Alan Alves Henrique Ferreira, eleito Jovem Senador em 2019 (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Alan Alves Henrique Ferreira, eleito Jovem Senador em 2019

O Jovem Senador é um projeto que promove a participação de alunos de ensino médio de escolas públicas estaduais na rotina de trabalho do parlamento. Por meio do 12º Concurso de Redação do Senado Federal, o estudante cearense Alan Alves Henrique Ferreira, 16 anos, conseguiu a segunda colocação da edição de 2019. O evento ocorre durante uma semana, em Brasília, iniciando com cerimônia de posse e eleição da Mesa Jovem, no dia 26 de novembro.

Neste ano, foram recebidas cerca de 120 mil redações e selecionados 27 textos, sendo um de cada estado e do Distrito Federal. As atividades são voltadas tanto para os alunos quanto para os professores orientadores. Na capital brasileira, os docentes participam de cursos relativos ao processo legislativo. Enquanto os jovens senadores apresentam e votam projetos de lei simulando sessões plenárias, além de visitarem o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).

É a primeira vez que o aluno do 1° ano da Escola de Ensino Médio Carminha Vasconcelos, localizada em Morrinhos (CE), participa do projeto. Ele escreveu a redação Orçamento Público: uma caminho para cidadania. Alan acredita que “as pessoas devem acompanhar e analisar todo o orçamento que o governo faz”. Interessado por política, o estudante não vê a hora de “viver como senador”. Suas expectativas giram em torno dos debates, da possibilidade de conversar com senadores e pedir orientações e de conhecer a Praça dos Três Poderes.

Todo esse processo é acompanhado pela professora Hevalda Adriano. Ela é uma das responsáveis por orientar os 50 participantes da EEM Carminha Vasconcelos, além de acompanhar Alan durante todo o programa. A docente acredita que o projeto contribui para o desenvolvimento crítico dos estudantes, fazendo-os refletir sobre a “importância da participação cidadã no controle do uso e da fiscalização dos recursos públicos”.

As propostas aprovadas durante as simulações são encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, como Sugestões Legislativas (SUG). Com aprovação da CDH, tramitam pelo Congresso Nacional. Segundo o Chefe de Serviço do programa, Antônio Carlos Burity, 40 proposições já foram aceitas como projeto de lei, das quais cinco foram aprovadas e tramitam na Câmara. Burity diz que o intuito do projeto é despertar os jovens para o entendimento do processo legislativo e da elaboração de leis. O representante salienta ainda que os 12 anos do concurso de redação fizeram com que “mais de um milhão e meio de estudantes refletissem sobre a situação política do País”.

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