Logo O POVO+
"O Brasil só terá paz com Lula solto", diz deputado
Politica

"O Brasil só terá paz com Lula solto", diz deputado

Lula deve fazer giro pelo País depois de soltura, informou petista
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
DEFESA do ex-presidente Lula entrará hoje com pedido de liberdade do petista (Foto: HÉLVIO ROMERO/AE)
Foto: HÉLVIO ROMERO/AE DEFESA do ex-presidente Lula entrará hoje com pedido de liberdade do petista

Deputado federal pelo PT, José Guimarães afirmou que "o Brasil só terá paz com Lula solto". O petista disse que o partido discute agora os próximos passos e que o ex-presidente, depois de solto, deve começar imediatamente uma série de viagens pelo País.

"O PT vai discutir hoje ainda. Lula vai percorrer o País e repactuar. O Brasil só terá paz com Lula solto", disse o parlamentar cearense.

Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reviu entendimento sobre a prisão em segunda instância deve beneficiar Lula. Ainda ontem, a defesa do ex-presidente entrou com pedido de habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Nesta sexta-feira, segundo informou por nota o advogado Cristiano Zanin Martins, um pedido de liberdade será apresentado à juíza da Vara de Execuções Penais, Carolina Lebbos.

Para Guimarães, o Supremo Tribunal Federal "fez valer" a Constituição. "Só quem se insurge contra isso são os defensores do estado de exceção", continuou o parlamentar. "O Supremo chamou o feito à ordem e estabeleceu o princípio da presunção como fundante do estado democrático de direito."

Ex-coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) no Ceará, Carmelo Neto lamentou a postura do STF no julgamento. "Foi de fato uma derrota grande. A decisão vai reabrir um ciclo obscuro que a Lava Jato interrompeu", disse.

O ex-dirigente do grupo disse que sai "da Suprema Corte com uma das maiores vergonhas que eu já senti em toda a minha vida" e que o resultado da revisão da prisão em segunda instância será a volta da impunidade. "É esse o exemplo que os 'guardiões da Constituição' estão dando aos próximos profissionais."

Professor de Direito Penal na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), Alex Santiago avalia que o voto de Dias Toffoli, decisivo para derrubar a prisão em segunda instância, "não surpreendeu" porque "foi coerente com o que o ministro vinha votando, em 2016 e em 2018".

Segundo o docente, no entanto, o presidente do STF colocou responsabilidade para o Legislativo. "Toffoli disse que o Congresso pode modificar o artigo 283 do CPP (Código de Processo Penal)", explicou. "Como está hoje o artigo, não há o que discutir. Mas o ministro resguardou a possibilidade de que o Congresso o altere, já que é uma norma infraconstitucional." (Henrique Araújo)

O que você achou desse conteúdo?