Logo O POVO+
Novo hub de inovação no Ceará deve gerar até 150 empregos
Politica

Novo hub de inovação no Ceará deve gerar até 150 empregos

| STARTUPS | Iniciativa em Fortaleza une empresas, startups, academia e centros de inovação conectados no Brasil e na Europa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
GOVERNADOR Camilo Santana participou de solenidade de lançamento do Ninna Hub (Foto: Joao Dijorge / Divulgação)
Foto: Joao Dijorge / Divulgação GOVERNADOR Camilo Santana participou de solenidade de lançamento do Ninna Hub

O setor de tecnologia do Estado ganha mais uma ferramenta para desenvolvimento de planos de negócio, com o lançamento do Ninna, um hub de inovação para projetos nas áreas de saúde, varejo, serviços financeiros, logística e internet. Essa iniciativa deve gerar até 150 empregos diretos e indiretos, ampliando ainda mais as vagas na área de atuação.

Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), existem atualmente cerca de 5 mil vagas abertas no setor, que pode ser considerado um dos que seguem o caminho contrário ao do restante dos setores econômicos tradicionais, que passam por crise. Um estudo da Brasscom ainda aponta que o mercado demandará até 420 mil profissionais para o setor de tecnologia da informação e comunicação (tic) até 2024.

Uma das pontos destacadas no Ninna Hub durante seu lançamento, em solenidade na antiga sede da Bolsa de Valores de Fortaleza, no Centro, é que ele já nasce com conexões a outras plataformas de inovação do Brasil (em São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal) e de Portugal. De acordo com um dos idealizadores e conselheiro do Ninna, Delano Macêdo, já há negociações com hubs de inovação na França e nos Estados Unidos.

A ideia principal é que seja conectado o trabalho de startups, investidores, empresas com necessidades e universidades. O projeto ainda inclui a interiorização das soluções e expansão do hub de inovação para outros lugares do Nordeste. "A ideia do hub é que ele atenda as empresas, vai estar aberto, esse é o conceito. Vai haver eventos frequentes, palestras, MBAs sobre inovação", diz Delano.

O empresário e um dos idealizadores do Ninna Hub, Deusmar Queiróz, ressalta que a iniciativa prevê que o equipamento seja um polo de discussão visando o incentivo do direcionamento de investimentos para diversas áreas, segundo premissa proposta pela ONU. Por ser investimento privado, ele lembra ainda que espera retorno financeiro com os projetos.

O governador do Ceará, Camilo Santana, afirma que soluções empreendedoras no setor de inovação, reunindo as startups, empresas privadas e academia, formam um ecossistema que o Governo busca estimular no Estado.

"Isso é importante para as transformações tecnológicas que o mundo está vivendo. Nós queremos ser pioneiros e o Ninna Hub tem esse propósito, de inovar e trazer soluções inteligentes para as empresas cearenses", completa Camilo.

Para Abraão Freires, coordenador do Centro de Empreendedorismo (CEMP) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e conselheiro do Ninna, o papel da academia no projeto é importante para o fortalecimento da ciência no Estado, primando por projetos em empreendedorismo e inovação. "Com a crise econômica, houve uma mudança de cenário que veio fortalecer esse movimento".

 

 

EMPRESAS

O gerente executivo de Transformação da Pague Menos, Cláudio Fortier, disse que o hub servirá para encontrar soluções para, no caso do grupo, varejo farmacêutico, e também em outras propostas que surjam como oportunidade no mercado.

O que você achou desse conteúdo?