A rádio O POVO/CBN, inicia hoje série especial de entrevistas com os pré-candidatos à prefeitura de Fortaleza. O deputado estadual Heitor Férrer, do Solidariedade, abre a programação a partir de 9 horas e o previsto é que a conversa, da qual participarão os jornalistas Luiz Viana e Ítalo Coriolano, dure cerca de 10 minutos, concentrando-se na situação atual da cidade e nos planos para ela que cada um deles apresenta, caso eleito.
No mesmo horário, com as mesmas regras e obedecendo o mesmo tempo, todos os citados como pré-candidatos à sucessão de Fortaleza, por desejo próprio manifesto ou como resultado de articulações partidárias, estão sendo convidados à ocupação do espaço. Segundo o editor-chefe da rádio O POVO/CBN, Ítalo Coriolano, a lista inicial preparada dispõe de 19 nomes aos quais o espaço estará sendo oferecido para abrir o debate sucessório na cidade.
A eleição em Fortaleza acontecerá no dia 4 de outubro e o fato de o atual prefeito, Roberto Cláudio (PDT), que está no segundo mandato, não poder disputá-la, aumenta o ritmo das articulações já a partir de agora. Não apenas dentro da base aliada, mas também entre os oposicionistas, como é caso do entrevistado de hoje, Heitor Férrer, que teve sua intenção de candidatura recentemente reafirmada pela cúpula estadual do Cidadania.
O cenário mais indefinido é mesmo no grupo ligado ao atual gestor, que ainda não apresenta um nome de consenso. Segundo o prefeito, porque o momento exige mais trabalho para manter o ritmo da administração do que o foco em questões políticas e eleitorais, que somente devem ser definidas perto do meio do ano, quando as convenções acontecem.
Entre os oposicionistas, além de Heitor, movimentam-se com grande desenvoltura pré-candidatos declarados, como o deputado federal Capitão Wagner, do Pros, e o ex-deputado estadual Carlos Matos, do PSDB, autorizado pelo partido a realizar encontros semanais com comunidades de Fortaleza visando obter apoio à sua postulação.
O PT, que tem como principal líder o governador Camilo Santana, aliado do prefeito RC, tende a apresentar também uma candidatura própria. A ex-prefeita Luizianne Lins, hoje deputada federal, e o vereador Guilherme Sampaio, atual presidente da executiva municipal, despontam entre os nomes mais citados, indicando, nos dois casos, uma linha de oposição na campanha, o que pode não ser do interesse de Camilo.
AGENDA DAS ENTREVISTAS
13/1
Heitor Férrer (Solidariedade)
14/1
Capitão Wagner (Pros)
15/1
Célio Studart (Partido Verde)
16/1
Carlos Matos (PSDB)
17/1
Renato Roseno (Psol)