Logo O POVO+
Heleno sai em defesa de Bolsonaro
Politica

Heleno sai em defesa de Bolsonaro

Repercussão. Redes sociais
Edição Impressa
Tipo Notícia

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, saiu ontem em defesa, nas redes sociais, do presidente Jair Bolsonaro, afirmando que não é dele a proposta de recriar o Ministério da Segurança Pública. "Em nenhum momento o presidente disse apoiar tal iniciativa", escreveu Heleno. "Apenas, educadamente, disse que enviaria a seus ministros, para estudo, entre eles o Ministro Sergio Moro", emendou.

A proposta de recriar a pasta retira poderes de Moro, que hoje comanda esta área, além da pasta da Justiça. Moro perderia o comando da Polícia Federal, por exemplo, se o Ministério da Segurança Pública fosse refeito aos moldes daquele que existia no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).

"O que alguns não entendem é que o presidente é o capitão do time. Ele escalou seus 22 ministros. As decisões são tomadas, ouvindo os ministros, mas cabe a ele, como comandante, dar a palavra final, mesmo que isso contrarie alguns dos seus assessores ou eleitores", afirmou Heleno nas redes sociais.

No último de uma série de seis tuítes, todos republicados por Bolsonaro, Heleno disse "ou vocês confiam no capitão Jair Bolsonaro" ou "continuarão atacando-o e devolverão o Brasil à esquerda, em 2023". "A Argentina está aí para provar que estou certo", alertou o ministro.

Movimentos de rua alinhados à direita política têm demonstrado insatisfação com a possibilidade de recriação do Ministério da Segurança Pública. Nas redes sociais, os movimentos Vem Pra Rua, Movimento Brasil Livre (MBL), e Nas Ruas aderiram à campanha #SegurançaComMoro. Com níveis diferentes de adesão ao governo, os grupos abordaram de diferentes formas a situação que opõe Moro e Bolsonaro.

Para o MBL, mais crítico do governo, "Bolsonaro mente para Moro e para o Brasil" e leva adiante uma ideia "bizarra". O Vem Pra Rua adotou tom mais comedido em relação a Bolsonaro e focou no presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ): "Finalmente os crimes caíram em todos os Estados do Brasil. Por que Rodrigo Maia quer retirar a Segurança Pública de Moro?", publicou o movimento em sua página no Facebook. O Nas Ruas intercalou publicações elogiosas a Bolsonaro com posts que pedem a permanência da Segurança Pública com Moro. (Agência Estado)

 

O que você achou desse conteúdo?