Logo O POVO+
Candidato do PT na Capital será anunciado no começo de abril
Politica

Candidato do PT na Capital será anunciado no começo de abril

| Eleições | Após reunião com Gleisi Hoffmann, Luizianne e Guilherme, Guimarães garante que não serão feitas prévias para escolha
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cúpulas nacional, estadual e municipal do PT apoiam Luizianne (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação Cúpulas nacional, estadual e municipal do PT apoiam Luizianne

O nome do PT para concorrer à Prefeitura de Fortaleza em 2020 será conhecido no início de abril. Dividido hoje entre as possíveis candidaturas do vereador Guilherme Sampaio e da deputada federal Luizianne Lins, o partido não terá prévias. O postulante será escolhido por consenso, após processo interno de discussão.

Em visita à capital cearense, a presidente nacional da sigla, deputada federal Gleisi Hoffmann, encontrou-se ontem com Guilherme e Luizianne para começar a definir o postulante da agremiação e reduzir as tensões dentro do partido. Também participaram da conversa os deputados federais José Guimarães e José Aírton, além do dirigente estadual da sigla, Antônio Alves Filho, o Conim.

Guimarães confirmou que o PT irá divulgar o seu pré-candidato até o início de abril. "No começo desse mês, anunciaremos a candidatura a prefeito. O PT não vai fazer guerra interna. Acertamos um alto grau de unidade e fixamos um calendário", disse o parlamentar.

O deputado também afirmou que a legenda não irá realizar prévias para a escolha do seu representante nas urnas. "Estão descartadas prévias no partido", assegurou.

Historicamente, o PT nunca recorreu ao instrumento para sacramentar o filiado que concorreria a uma eleição para prefeito em Fortaleza. Até hoje, todos os escolhidos saíram do entendimento entre as correntes.

Em vídeo divulgado pelas redes sociais, Gleisi Hoffmann voltou a cravar que a sigla terá candidato próprio na capital cearense. "Estamos todos muito unidos na tática que nós temos que seguir. O PT terá candidatura própria em Fortaleza. Seremos representados nas urnas, sim", declarou a deputada federal, que participou de evento do partido no município de Quixadá.

"A gente veio fazer uma conversa sobre os desafios do PT e as eleições municipais em Fortaleza e no Ceará", continuou a dirigente. "Teremos um processo da definição da nossa candidatura e da data. É uma prática que estamos tendo em todos os estados da federação."

Falando como presidente do PT na Capital, Guilherme prometeu uma condução do processo que dê "forma ao sentimento da militância petista: a apresentação de uma candidatura forte para disputar e ganhar essas eleições". O vereador acrescentou que seu propósito é costurar "o máximo de unidade no nosso partido".

Mais cedo, o parlamentar havia falado à reportagem que a sua "posição é explícita de defesa de uma candidatura própria" e que, neste momento, o papel que desempenha "é de presidente do PT, de diálogo e discussão com as instâncias partidárias".

O que você achou desse conteúdo?