Logo O POVO+
Quem comandará a segurança no Ceará nos próximos dias?
Politica

Quem comandará a segurança no Ceará nos próximos dias?

General Cunha Mattos. Operação
Edição Impressa
Tipo Notícia

Presente nas fileiras do Exército desde 1979, o general de divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos, 59, será o principal nome da segurança pública do Ceará nos próximos dias. O carioca coordenará a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que confere poder de polícia às Forças Armadas para atuar nas ruas.

Desde abril de 2018, Cunha Mattos é o comandante da 10ª Região Militar está à frente das tropas sediadas no Ceará e Piauí. Ele já atuou nas forças de paz no Haiti, como chefe de Comunicação Social e Assuntos Civis, e em Uganda-Ruanda, como observador militar das Nações Unidas (ONU).

Cunha Mattos integrou a turma de Artilharia de 1982 da Academia Militar das Agulhas Negras. Antes de ser destacado para a 10ª RM, foi chefe da Assessoria Especial de Planejamento do Ministério da Defesa, em Brasília. Ele foi promovido a general de divisão (três estrelas) em julho de 2016.

Pelo que define a medida presidencial, Cunha Mattos comandará todos os órgãos de segurança do Estado, inclusive se sobrepondo ao secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa.

Os dois tiveram um primeiro encontro na manhã de ontem durante reunião com representantes de órgãos federais, estaduais e municipal de segurança, no quartel da 10ª RM, para definir estratégias operacionais na vigência da GLO.

Diariamente, Cunha Mattos irá se reportar ao Ministério da Defesa, em Brasília, para repassar informações do andamento da operação de GLO. Tropas do Rio Grande do Norte, de Pernambuco e da Paraíba irão se juntar a militares dos quartéis cearenses de Fortaleza e Crateús, destacados para o patrulhamento das ruas no Ceará. O total de oficiais e soldados acionados não é informado por ser considerado dado estratégico.

Hoje, no fim da tarde, Cunha Mattos dará coletiva à imprensa para informar detalhes do uso das Forças Armadas no patrulhamento. (Cláudio Ribeiro)

 

O que você achou desse conteúdo?