Logo O POVO+
Deputados batem boca e precisam ser contidos durante sessão na AL-CE
Politica

Deputados batem boca e precisam ser contidos durante sessão na AL-CE

Osmar Baquit (PDT) e Leonardo Araújo (MDB) trocaram ofensas e acusações de cunho político
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Os deputados estaduais Osmar Baquit (PDT) e Leonardo Araújo (MDB) discutiram rispidamente durante sessão realizada na manhã de ontem na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). Na mesa diretora, os parlamentares trocaram insultos e acusações e precisaram ser contidos por assessores e colegas para evitar agressões físicas. O embate teve como pano de fundo disputa entre grupos políticos com influência na Região dos Inhamuns.

Antes da confusão, Araújo fez discurso criticando o deputado federal Domingos Neto (PSD), relator do Orçamento no Congresso e filho da deputada estadual Patrícia Aguiar (PSD). Após a fala de Leonardo, Baquit defendeu a família de Domingos, da qual é aliado, e acusou o emedebista de falar mal da colega de Casa.

"Deputada Patrícia, quero me solidarizar com a deputada, mãe e esposa. Não é fácil sentar nessa Casa e ouvir o que a senhora escuta. Não conheço ninguém nessa Casa, com exceção do Leonardo, que fale mal da senhora. Fique tranquila porque, no fundo, há sentimento de querer ser o Domingos Neto e de querer ter a força política que o Domingos Filho (pai de Domingos Neto e marido de Patrícia) tem", afirmou Baquit.

Após as falas, os ânimos se exaltaram e ambos partiram para o enfrentamento. Baquit chamou Araújo de "moleque", "comprador de voto" e "vagabundo", enquanto outros deputados tentavam contê-lo para que não se aproximasse do adversário.

Por sua vez, Araújo acusou Baquit de "vender o TCM", o extinto Tribunal de Contas dos Municípios, que teve Domingos Filho como último presidente. E complementou esbravejando "garganta de aluguel" e "pipoca", esse último termo em referência a grupo criminoso com atuação no Sertão Central que ficou conhecido por assaltar carros-fortes e matar policiais.

À tarde, Leonardo comentou o ocorrido e avaliou o ato como "uma tentativa desesperada de inebriar as denúncias de malversação das verbas do orçamento". "Em momento algum mencionei de forma desrespeitosa a deputada Patrícia, ainda que tenha sofrido ataques de ordem pessoal por parte de assessores vinculados ao seu gabinete". Araújo pediu desculpas à sociedade cearense que, segundo ele, "não merece ver uma cena dessa praticada por dois parlamentares".

Procurado por O POVO, Baquit comentou que "já deu o episódio por encerrado". A reportagem tentou contato com Patrícia Aguiar, mas não obteve retorno até o fechamento desta página.
O presidente da Casa, José Sarto (PDT), lamentou o ocorrido e informou ter reunido os parlamentares, que segundo ele, concordaram em se retratar pelos excessos. Sarto pediu que os debates no Legislativo sejam feitos com zelo e respeito ao contraditório e disse que o tema será pauta da próxima reunião do Colégio de Líderes.

 

Discussão na AL-CE

Confira o diálogo em um dos momentos da discussão:

Baquit: "Você grita com mulher, comigo não, seu moleque".

Leonardo: "Garganta de aluguel".

Baquit: "Vai vagabundo. Vagabundo, moleque".

Leonardo: "Vagabundo é você, pipoca", diz, em referência à Quadrilha dos Pipocas, de Quixadá.

 

O que você achou desse conteúdo?