Há dois vírus circulando no mundo e no Brasil hoje: um é o novo coronavírus, responsável por milhares de mortes em todos os continentes, 25 delas no País. O outro é o vírus da desinformação, igualmente responsável por sequelas em quem é acometido por ele.
Para evitar a proliferação de ambos, dezenas de jornais brasileiros se uniram em uma campanha inédita de combate tanto à Covid-19 quanto à epidemia de notícias falsas. Hoje, os veículos, O POVO entre eles, apresentam uma capa com a mesma mensagem: "Juntos vamos derrotar o vírus: unidos pela informação e pela responsabilidade".
Presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), entidade à frente da iniciativa, o jornalista Marcelo Rech afirma que, "em situações dramáticas como a que vivemos, informação precisa e contextualizada é um bem ainda mais essencial".
Segundo Rech, a "ação demonstra a unidade dos jornais brasileiros em torno de uma causa comum: servir à população com jornalismo de qualidade para, com a responsabilidade que o momento exige, enfrentarmos e vencermos a pandemia".
O intuito da campanha, no entanto, vai além, reforçando também que o consumo de conteúdo profissional é um hábito saudável do qual depende a saúde dos leitores em todas as plataformas, sobretudo em cenários como os de agora, no qual há mudança frequente das variáveis.
Cabe ao jornalismo balizar e filtrar, oferecendo aos cidadãos à espera de respostas uma produção criteriosa e averiguada através de processos rigorosos.
Ainda de acordo com Rech, "a ideia é que, por meio dos vários anúncios (online e impresso), possamos reforçar a necessidade de se buscar informação em veículos que produzem jornalismo profissional e compartilhar conteúdos com certificado de origem em redes sociais e aplicativos de mensagem".
No O POVO, além da ação conjunta, uma série de editoriais e conteúdos especiais já vêm tratando do avanço do novo coronavírus em escala local, com destaque para ações de resposta no enfrentamento à doença e aos cuidados que todos temos de assumir individualmente.
Para o dirigente da ANJ, o momento agora é de fortalecer as boas práticas, disseminando-as e potencializa-as, de modo a fazer frente à onda de informações falseadas. "O antídoto contra a desinformação espalhada nas redes sociais é a 'boa viralização' da informação verdadeira", defende Rech.
Como ajuda nessa propagação de informação confiável, os jornais criaram uma hashtag unificada - #imprensacontraovirus -, que agrega os esforços dos veículos de mídia na guerra contra os malefícios do coronavírus e das fake news.
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