Logo O POVO+
Parlamentares cearenses repudiam pronunciamento
Politica

Parlamentares cearenses repudiam pronunciamento

| CONGRESSO | Representantes consideraram fala presidencial "grave" e um "desprezo à crise de saúde pública"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro na noite dessa terça-feira, 24, em rede nacional, sobre a crise do novo coronavírus no Brasil também causou reações entre os parlamentares cearenses. Em nota publicada ontem nas redes sociais, o senador Tasso Jereissati (PSDB) indicou apoio à manifestação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e afirmou que as declarações vão "na contra-mão do que pregam todas as autoridades sanitárias".

Tasso considerou "grave" o apoio à reabertura do comércio durante os decretos de quarentena. "Mais absurda ainda, é a ideia que começa a se disseminar a partir do discurso do presidente, de que a morte de alguns seria o preço a se pagar pela manutenção de empregos e da atividade econômica, este sim o 'mal maior' a ser combatido" disse.

O senador atacou a proposta de "isolamento vertical" defendida pelo presidente, afirmando que a prática estaria "condenando irremediavelmente à morte toda essa parcela da população". "Isso se daria, ignorando (ou fingindo ignorar) que os idosos acima de 65 anos no Brasil representam cerca de 10,5 % da população brasileira, que vivem em sua enorme maioria em condições insalubres e com alta concentração populacional" defendeu.

Na manhã de ontem, 25, o deputado federal e coordenador da bancada cearense na Câmara, Domingos Neto (PSD), afirmou nas redes sociais que o pronunciamento veio em momento "inoportuno". "Nós ainda estamos num momento crítico e o confinamento é uma prática que deu certo em outros locais do mundo" afirmou. O parlamentar defendeu uma futura diminuição do confinamento, contudo, de forma "planejada e setorizada".

Segundo o deputado federal José Guimarães (PT), líder da minoria da Câmara dos Deputados, a fala de Bolsonaro demonstrou "desprezo" a crise na saúde e os perigos da Covid-19, prejudicando a "sintonia entre os entes federados" e colocando milhares brasileiros em risco. "Bolsonaro faz o contrário. Desinforma, enfrenta a ação de governadores e prejudica os esforços dos profissionais da saúde", declarou em nota. (Filipe Pereira)

 

SESSÃO VIRTUAL

Ainda com alguns parlamentares presentes no plenário, a Câmara realizou na noite de ontem, 25, sua primeira sessão virtual. Na ocasião, foi aprovado projeto para garantir entrega de merenda durante pandemia

O que você achou desse conteúdo?