Logo O POVO+
Líderes evangélicos aumentam pressão sobre governo para reabertura de igrejas
Politica

Líderes evangélicos aumentam pressão sobre governo para reabertura de igrejas

Governo, apesar disso, tenta manter firme a decisão de não permitir eventos que provoquem aglomeração nas cidades cearenses
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Sessão foi suspensa depois que deputada Dr. Silvana (PR) solicitou verificação da presença dos parlamentares: "A minha intenção é realmente atrasar a votação"
 (Foto: Paulo Rocha/ (AL-CE))
Foto: Paulo Rocha/ (AL-CE) Sessão foi suspensa depois que deputada Dr. Silvana (PR) solicitou verificação da presença dos parlamentares: "A minha intenção é realmente atrasar a votação"

Lideranças evangélicas no Ceará têm reforçado articulação junto ao governador do Estado Camilo Santana (PT) pela reabertura de templos evangélicos fechados por decreto com diretrizes de combate à pandemia do novo coronavírus, que se alastra pelo Estado. A administração estadual ouviu reivindicações de pastores por meio de videoconferência na última sexta-feira, 24.

No mesmo dia da reunião, membros da Ordem dos Ministros Evangélicos do Ceará (Ormece) assinaram nota pedindo a retirada dos templos do decreto estadual que estampa série de restrições ao convívio social. A alegação central deles é de que a determinação vai na contramão do princípio constitucional que assegura o exercício de cultos religiosos e a proteção aos locais de prática da fé.

"Se o vírus ataca o corpo, o pânico, a fobia, a depressão, a solidão, a desorientação e o desespero surgem também nesse momento. Pessoas têm cometido ou tentado suicídio", argumentam os pastores em um dos trechos do documento. Os religiosos têm o apoio político dos deputados estaduais protestantes Dra. Silvana (PL), David Durand (Republicanos) e Apóstolo Luiz Henrique (PP). Deputado federal e esposo de Silvana, Jaziel Pereira reforça o pleito dos aliados.

O vice-presidente da Convenção das Assembleias de Deus do Ceará (Conadec), João Gonçalves, afirmou diretamente a Camilo na reunião que "nosso povo é obediente" e as igrejas podem coordenar a ida dos fiéis às igrejas seguindo protocolos de segurança e saúde. Para isso, de acordo com a sugestão dele, as celebrações podem ocorrer até mesmo com público reduzido.

"Se o senhor (Camilo) determinar que cada culto funcione com cinquenta pessoas, vai funcionar, sim, cada culto com 20 pessoas, vai acontecer", propôs Gonçalves de acordo com vídeo obtido por O POVO.

A presença dos templos no conjunto de restrições determinadas pelo Governo do Ceará desagrada Dra. Silvana. Ela e Durand, antes governistas, agora se movimentam para fora da base da Camilo na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). Além da crise de saúde, os dois também apoiarão Capitão Wagner (Pros) na disputa à Prefeitura de Fortaleza, que é opositor do grupo político do petista.

"Eu vi com muita insatisfação a condução do Comitê de Crise. A minha visão é a de muitos pastores, aponta pra o entendimento que as igrejas deveriam desde o começo entrar cooperando e não sendo impostas por decreto. (...) A igreja deseja ser o que sempre foi na história da humanidade: protagonista para ajudar a sociedade e o Estado", disse Silvana, que presidea Comissão de Saúde da Assembleia, ao O POVO.

O Governo do Ceará, por sua vez, se move no sentido de definir um modelo de flexibilização das medidas de isolamento social, seguindo o que outros estados estão fazendo. Os templos religiosos trabalham para pelo menos estarem inseridos no novo decreto, caso não sejam contemplados anteriormente. As atuais diretrizes são válidas até o próximo dia 5.

Nelson Martins, secretário de Relações Institucionais do Governo, frisou que a importância de todas as igrejas é reconhecida pela gestão, com a ponderação de que Camilo tem trabalhado com base nas orientações técnicas. Martins lembrou que uma das alternativas buscadas tanto por católicos como por evangélicos é a realização de cultos online.

 

O que você achou desse conteúdo?