Logo O POVO+
Médicos pedem cassação do mandato
Politica

Médicos pedem cassação do mandato

Abaixo- assinado
Edição Impressa
Tipo Notícia

Médicos encaminharam um abaixo-assinado para a Assembleia Legislativa (AL-CE) pedindo a cassação do mandato do deputado estadual André Fernandes (PSL). O documento, protocolado pela Casa na manhã de ontem, contou com a assinatura de cerca de 100 profissionais da categoria. Eles acusam o parlamentar de divulgar notícias falsas.

As informações não comprovadas afirmam que o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, tem ordenado a adulteração de atestados de óbito com o intuito de hiperdimensionar o número de mortes do Covid-19 no Ceará.

No documento, os médicos consideram ainda que acusação de André Fernandes foi "leviana e inverídica" e que atingiu a "honra de todos os médicos que diariamente arriscam suas vidas" no combate à doença.

Além do abaixo-assinado, a AL-CE protocolou na manhã de ontem um pedido do Psol para que fosse instaurado um processo disciplinar contra o deputado, com as devidas sanções por prática de "ato incompatível com a ética e o decoro parlamentar".

A representação, dirigida ao Conselho de Ética da Casa, faz menção a uma postagem do deputado comparando o número de óbitos por doenças respiratórias no Ceará entre 2019 e 2020.

A publicação chegou a ser compartilhada nas redes sociais pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e etiquetada como conteúdo falso pelo Instagram. Isso porque checagem do O POVO e de agências de verificação de notícias constataram que André Fernandes havia feito e compartilhado uma leitura equivocada dos números.

A ação de André Fernandes é vista pelo Psol como feita de forma "consciente e com o intuito deliberado de construir fundamento para uma falsa narrativa que tenta emplacar junto à população". (Gabriela Almeida/especial para O POVO)

O que você achou desse conteúdo?