Logo O POVO+
Em depoimento no STF, Heitor Freire descreve funcionamento do "Gabinete do Ódio"
Politica

Em depoimento no STF, Heitor Freire descreve funcionamento do "Gabinete do Ódio"

Edição Impressa
Tipo Notícia
Heitor Freire, deputado federal do PSL (Foto: Sandro Valentim/O POVO) (Foto: Sandro Valentim)
Foto: Sandro Valentim Heitor Freire, deputado federal do PSL (Foto: Sandro Valentim/O POVO)

Presidente do PSL no Ceará, o deputado federal Heitor Freire foi um dos parlamentares já ouvidos no inquérito das fake news, que apura ataques virtuais a ministros do STF. Hoje desafeto de Jair Bolsonaro, Freire descreveu o funcionamento do chamado "Gabinete do Ódio" em depoimento. "Matheus Sales, Mateus Matos Diniz e Tercio Arnaud Tomaz, todos assessores especiais da Presidência da República, são os integrantes principais do chamado 'Gabinete do Ódio', que se especializou em produzir e distribuir fake news contra diversas autoridades", detalha.

Trecho do depoimento de Freire ao Supremo aponta que assessores parlamentares administram diversas páginas nas redes sociais e grupos de Whatsapp, divulgando postagens ofensivas, quase sempre orientados pelo aludido grupo de assessores da Presidência.

Em outros trechos lê-se: "Dentre esses ataques coordenados, o depoente salienta a postagem quase simultânea em diversas páginas do Facebook de um vídeo ofensivo ao Supremo Tribunal Federal, comparando-o a uma hiena que deveria ser fustigada por leões. (...) Esse esquema é repetido em diversos outros Estados, podendo o depoente referir-se expressamente a Paraíba, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul. Possivelmente essas filiais existam em todos os estados.

Procurado por O POVO, Heitor Freire informou, via assessoria que por enquanto não irá comentar o caso.

 

O que você achou desse conteúdo?