Durante videoconferência na manhã de ontem do governador Camilo Santana (PT) com os prefeitos da Macrorregião do Sertão Central, os chefes de Executivo municipais manifestaram preocupação com a flexibilização do isolamento no Estado. Segundo eles, o temor está na possibilidade de aumento da circulação do novo coronavírus no Interior, que vem apresentando registros ascendentes da Covid-19.
No encontro, Camilo reafirmou a importância do isolamento social para o controle do novo coronavírus e explicou aos prefeitos que o plano de flexibilização que começará a ser implantado no Estado a partir da próxima semana será executado em etapas, respeitando critérios da saúde em cada região.
"Cada etapa do plano será iniciada, com decretos diferenciados e com especificidades regionais, a depender dos dados sanitários e baseado nas orientações técnicas da área da saúde", afirmou.
Em nota, a Aprece ressaltou que os prefeitos também criticaram dificuldades enfrentadas no que diz respeito à estrutura hospitalar com leitos de UTIs e respiradores em municípios de menor porte. Além de manifestar preocupação com a demora no resultado dos exames, os gestores solicitaram maior apoio policial nas barreiras sanitárias municipais.
O secretário de Saúde, Dr. Cabeto, ressaltou que o Governo está trabalhando no processo de regionalização da Saúde, o que inclui expansão de leitos e estruturação da rede de atendimento como forma de solucionar problemas de pequenos municípios. Cabeto afirmou que hospitais de pequeno porte deverão ser contemplados com salas de estabilização e treinamento. (Filipe Pereira)