Logo O POVO+
CGU e TCE notificam prefeituras e Estado para que servidores devolvam auxílio
Politica

CGU e TCE notificam prefeituras e Estado para que servidores devolvam auxílio

Somente 4 prefeituras cearenses não foram notificadas, por não terem servidores identificados na lista de beneficiários do auxílio emergencial
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
SUPERINTENDENTE da CGU, Giovani Pacelli afirma que casos estão sob análise (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima SUPERINTENDENTE da CGU, Giovani Pacelli afirma que casos estão sob análise

A Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Ceará (TCE) concluíram, na tarde de ontem, o envio de e-mails notificando gestores de 180 municípios cearenses mais o Governo do Estado sobre o recebimento indevido do auxílio emergencial por servidores estaduais e municipais. A comunicação é para que toda a verba seja devolvida individualmente.

Mesmo não estabelecido formalmente, o prazo estimado é para que a reparação ocorra em até 30 dias, segundo o superintendente da CGU no Ceará, Giovanni Pacelli. Somente as prefeituras de Jardim, Campos Sales, São Benedito e Hidrolândia não foram notificadas, por não terem servidores identificados na lista de beneficiários.

Apesar de ser um ato cobrado ao servidor que recebeu o dinheiro federal, a restituição deverá ser acompanhada diretamente também por prefeituras e Governo do Estado. Nessa segunda-feira, o Ministério Público Federal (MPF), também a par de toda a situação e fiscal das ações públicas, fez a recomendação para que o valor seja descontado em contracheque. A medida deverá valer para servidores que não fizerem a devolução através da Guia de Recolhimento da União (GRU) até a data de fechamento da folha de pagamento de junho. O TCE deverá se manifestar a respeito em 72 horas.

Cada caso ainda está sujeito à hipótese de fraude cometida por terceiros. Porém, de quem for comprovado o depósito direto e a não devolução do recurso ficará sujeito à sanção administrativa e eventualmente criminal. Estão previstos os crimes de apropriação indébita, para quem receber e não devolver, e de falsidade ideológica e estelionato, para quem mentiu no cadastramento do programa.

O POVO revelou, na última quinta-feira, 11, que 24.232 servidores no Ceará foram contemplados indevidamente com pelo menos uma ou duas parcelas de R$ 600 da ajuda da União para afetados pela pandemia do novo coronavírus. Pelo critério de estarem em emprego ativo, não podem alcançar o benefício. CGU e TCE cruzaram a lista de atendidos pelo auxílio com as folhas de pagamento. Somados, os auxílios teriam custado R$ 16,5 milhões aos cofres públicos.

LEIA TAMBÉM: Lista de beneficiados tem coronéis, diretores, chefes e (muitos) secretários municipais

A checagem da Controladoria e do Tribunal de Contas se baseou em três listas de cadastramento: o ExtraCad (8.101 nomes de servidores encontrados), o Cad Único (9.874 servidores) e o Bolsa Família (6.257 servidores). Beneficiários do Bolsa Família e nomes no Cad Único tiveram o auxílio gerado automaticamente. Por isso a consideração de "possível irregularidade". Servidor com o nome no ExtraCad teve o preenchimento de dados no site da Caixa Econômica.

Ainda assim, será avaliado se o CPF foi usado por outra pessoa. CGU e TCE garantem que não farão a divulgação de nomes. A CGU nacional conduz investigação semelhante sobre situações envolvendo servidores federais - com casos também anotados em repartições no Ceará.

Auxilio emergencial
Foto: luciana pimenta
Auxilio emergencial

 

Ajuda

O auxílio emergencial foi criado em abril para socorrer trabalhadores informais, autônomos e desempregados. A ajuda foi prevista como medida de proteção para enfrentar a crise causada pela pandemia

 

O que você achou desse conteúdo?