Logo O POVO+
Efeitos de eventual adiamento do pleito seguem fomentando debate
Politica

Efeitos de eventual adiamento do pleito seguem fomentando debate

Edição Impressa
Tipo Notícia

No debate sobre adiamento das eleições, grande parte dos atores envolvidos apoia que elas ocorram ainda em 2020, evitando assim, extensão de atuais mandatos e preservando o que está na Constituição. Há quem defenda, inclusive, possibilidade de manutenção do pleito nas datas originalmente previstas. Nesse caso com o primeiro turno em 4 de outubro e o segundo turno, onde for necessário, três semanas depois.

Para o promotor de Justiça Emmanuel Girão, que coordena o Centro de Apoio Operacional Eleitoral do Ministério Público do Ceará (MPCE), é possível realizar a eleição em outubro com alguns cuidados como: estabelecer medidas de uso obrigatório de máscara, extensão do horário de votação, criação de faixa de horário específica para idosos, dentre outras.

Do ponto de vista do MPCE, o principal prejuízo do adiamento, segundo o promotor, estaria ligado à eficácia da fiscalização. "Adiar pode significar encurtamento de prazos, que já são pequenos. Isso pode gerar prejuízo para quem fiscaliza. E uma vez expirados os prazos não se discute mais o assunto. O grande problema é esse", pontua.

Já para Cleyton Monte, professor vinculado ao Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (Lepem-UFC), é impossível realizar eleição em outubro, dado o atual cenário. "É importante dizer que a pandemia afeta de qualquer forma a eleição, porque as medidas de distanciamento não devem acabar este ano, mas marcar para novembro ou dezembro, porque deve estar mais estabilizada e isso torna-se é menos prejudicial para eleitores e políticos, tanto do ponto de vista da saúde quanto do debate", afirma.

Segundo Monte, "o eleitor terá mais tempo para conhecer seu candidato, que terá mais tempo para se apresentar, o que garante uma equidade maior na disputa". Ele também considera que o adiamento traz um grande desafio operacional.

"Será necessário mais gente para executar as tarefas de adequação. Isso exigirá mais recursos e uma logística muito grande da Justiça Eleitoral, desde a parte de treinamento de mesários, testes de urnas, até o cumprimento de prazos", conclui. (Vítor Magalhães)

 

O que você achou desse conteúdo?