Logo O POVO+
Imprensa internacional repercute teste positivo
Politica

Imprensa internacional repercute teste positivo

Mundo
Edição Impressa
Tipo Notícia

Diversos veículos da imprensa internacional repercutiram ontem o exame positivo para Covid-19 do presidente Jair Bolsonaro. Os jornais enfatizaram que, desde o início da pandemia no Brasil, a postura dele foi de minimizar a doença.

O New York Times noticiou na principal página de seu site ressaltando que o presidente passou meses negando a gravidade da pandemia. O jornal relembrou que Bolsonaro descumpriu reiteradamente as recomendações de saúde, como evitar aglomerações e fazer uso de máscara.

O Washington Post também destacou o fato em sua principal página digital e reforçou que até agora o presidente se colocou como cético da doença, destoando da postura de outras lideranças mundiais. O Post relembrou que o presidente chamou a doença de "gripezinha" e chegou a anunciar que faria um grande churrasco, o que provocaria aglomeração em meio à escalada de mortes no País.

A imagem de Bolsonaro ocupou também a principal página digital do jornal francês Le Monde, que destacou que o presidente brasileiro teve agenda com diversos ministros de Estado na última semana. A notícia também repercutiu no El País, da Espanha.

Organismos internacionais de saúde também se manifestaram. O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, e o diretor executivo da entidade, Michael Ryan, desejaram "pronta recuperação" ao presidente brasileiro. "Espero que os sintomas dele sejam leves e que ele logo volte ao trabalho para apoiar seu país", comentou Ghebreyesus. Ao mesmo tempo, as autoridades comentaram que o episódio era uma mostra de que todos estão sujeitos à doença.

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) pediu ontem ao Brasil que fortaleça as medidas para conter o vírus, depois de desejar uma "rápida recuperação" a Bolsonaro. (das agências)

 

O que você achou desse conteúdo?