O aproximar das eleições municipais evidencia a necessidade de conhecer melhor os postulantes aos cargos públicos em disputa. O POVO inicia hoje uma série de entrevistas com todos aqueles já postos como pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza. Os convidados apresentarão um pouco das ideias que têm sobre a Cidade e serão questionados pelos jornalistas de segunda à sexta-feira. A entrevistas ocorrem das 9h às 9h30min na Rádio O POVO CBN (FM 95,5), com transmissão simultânea nas redes sociais do O POVO e cobertura completa no impresso e no digital.
A emergência sanitária causada pelo novo coronavírus afetou o calendário eleitoral, mas foi praticamente consenso entre partidos que o exercício democrático deveria ser mantido e realizado em 2020. A figura do prefeito é aquela dentro do poder Executivo que fica mais próxima da realidade das cidades e dos indivíduos que as compõem. Por isso, O POVO convidou os aspirantes à vaga para discutir como cada um pensa e vive a Fortaleza que deseja administrar. Entre o ideal e o real.
Listen to "Jogo Político" on Spreaker.
A sequência das entrevistas foi definida pelo critério de ordem alfabética e o encontro será realizado de forma remota, em decorrência dos cuidados de distanciamento social ainda necessários diante da pandemia da Covid-19.
Quem inicia, hoje, o ciclo é o pré-candidato do PCdoB, Anízio Melo, professor e presidente licenciado do Sindicato dos Professores e Servidores da Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará (Apeoc).
A série de entrevistas se estende por agosto e vai até pouco antes das convenções partidárias, momento no qual os partidos oficializam candidaturas e formação de coligações (apoio entre legendas). Este ano, devido ao adiamento das eleições, as siglas devem realizar as respectivas convenções entre 31 de agosto e 16 de setembro, com possibilidade de ocorrerem de maneira virtual onde o quadro sanitário não permita eventos presenciais.
A cada eleição torna-se mais cristalina a importância de se conhecer a trajetória e o modo de pensar dos que pretendem alcançar o poder. Editor-executivo de Política e colunista do O POVO, o jornalista Guálter George destaca que o critério para o convite foi chamar todos aqueles "publicamente postos como pré-candidatos" pelas respectivas legendas.
"A intenção da série é conhecer o pensamento de cada um deles sobre o local que querem gerir; suas prioridades, os problemas e as soluções", pontua. E acrescenta que a discussão política e de articulações não estará fora do debate, mas não deve ser prioritária neste momento. "A ideia é aproveitar o tempo para debater Fortaleza", conclui.
A iniciativa demarca o início da ampla cobertura do Grupo de Comunicação O POVO nas eleições deste ano, que olhará, além de Fortaleza, outras disputas eleitorais pelo Ceará e pelo Brasil. Com destaque para o aspecto de convergência entre plataformas como o O POVO , Rádio O POVO CBN, Jornal O POVO, O POVO Online e redes sociais, além de notícias em tempo real no Blog Política e nas páginas do time de colunistas da Casa.