O PCdoB oficializa hoje a candidatura do professor Anízio Melo à Prefeitura de Fortaleza. A convenção está agendada para as 19 horas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da legenda e do concorrente.
Estreante na disputa majoritária, Melo pretende se apresentar como nome alternativo às principais forças na disputa.
"Temos a avaliação de que é muito importante que os partidos se apresentem nos primeiros turnos com sua história para que o eleitor possa identificar, para além do lulismo, cirismo e bolsonarismo, que existe vida inteligente para além desse mosaico", afirmou.
Segundo ele, houve tentativa de criar uma frente ampla para enfrentar a candidatura ligada ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas, por dificuldades, as tratativas fracassaram.
"Quando propúnhamos uma frente, ela tinha uma caraterística: não poderia ter veto", conta. E acrescenta que legendas apresentaram dificuldades de composição umas com as outras, o que inviabilizou o bloco de resistência.
Como candidato, Melo admite "avanços das gestões em andamento, mas entendendo que é hora de apontar novos caminhos".
Ainda nesta quarta-feira, o deputado federal Célio Studart (PV) prepara convenção que vai homologar o seu nome na eleição. Jovem parlamentar, Studart sai com chapa-pura, assim como a adversária Luizianne Lins, do PT.
Ao todo, a eleição em Fortaleza deve contar com dez candidatos. Sete já foram oficializados. Três realizam encontros nesta quarta-feira, o último dia do prazo legal do calendário que começou no dia 31 de agosto.
Embora o cenário se defina, os postulantes só poderão começar a fazer campanha a partir do dia 27 de setembro, quando estarão permitidas propaganda na TV e no rádio. Até lá, não podem participar de atos que configurem atividade de campanha. (Henrique Araújo)