Logo O POVO+
Capitão Wagner é o primeiro a registrar candidatura
Politica

Capitão Wagner é o primeiro a registrar candidatura

Representante do Pros já estivera entre os que realizaram convenções partidárias mais cedo. Prazo para todos solicitarem seus registros vai até o dia 26
Edição Impressa
Tipo Notícia
Capitão Wagner, candidato do Pros à prefeitura de Fortaleza (Foto: Aurelio Alves/ O POVO)
Foto: Aurelio Alves/ O POVO Capitão Wagner, candidato do Pros à prefeitura de Fortaleza

O Capitão Wagner (Pros) tornou-se, ontem à tarde, o primeiro dos dez candidatos à prefeitura de Fortaleza em 2020 a buscar registro perante a Justiça Eleitoral. A etapa começou ontem e se estenderá até o próximo dia 26, abrindo espaço para, a partir do dia seguinte, os nomes homologados poderem fazer campanha.

 Além do candidato à prefeitura pelo Pros, foram apresentados os registros de 53 nomes de candidatos à Câmara de Vereadores de Fortaleza. No protocolo previsto pela legislação, o processo de registro exige o preenchimento de dois formulários: o DRAP (Demonstrativo de Dados Partidários) e o RRC (Requerimento de Registro de Candidaturas).

O normal é que o tempo médio entre o pedido de registro de uma candidatura e a sua aprovação gire em torno de 18 dias (2 dias para publicação do edital, depois aguarda-se 5 dias para eventuais impugnações; 3 dias para eventuais diligências; 2 dias para emissão de parecer do MP e 3 dias para o juiz proferir a sentença), a diferença de 3 dias se dá porque os prazos serão contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento.

As convenções partidárias realizadas em Fortaleza aprovaram, além do Capitão Wagner pelo Pros, as candidaturas de Anízio Melo (PCdoB), Célio Studart (PV), Heitor Férrer (SD), José Sarto (PDT), Luizianne Lins (PT), Paula Colares (UP), Renato Roseno (Psol) e Samuel Braga (Patriota). Para todos, o prazo máximo previsto para que tenham a situação regularizada pela justiça estende-se até o dia 26 próximo.

Listen to "Jogo Político" on Spreaker.

De acordo com os dados gerais disponibilizados pelo TRE, até o meio da tarde de ontem tinham sido apresentados, no total, 31 requerimentos de candidatos a prefeito(a), 31 a vice-prefeito(a), e 494 para vagas nas Câmaras Municipais. O TRE adverte para que não se deixe para a última horas. As atas das convenções tiveram que ser encaminhadas no dia seguinte à convenção e também já estão disponíveis. Os eleitores podem consultar os nomes que já apresentaram o pedido e as atas no Divulgacandcontas.

 

TCE

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Valdomiro Távora, enviou ontem, a lista com o nome de 3.036 pessoas que tiveram suas contas desaprovadas.

 

O que você achou desse conteúdo?