No Crato, quatro candidatos estão na disputa pela Prefeitura. Tentando reeleição, Zé Ailton Brasil (PT), acompanhado do vice André Barreto (PT), são as apostas de continuidade local aos projetos dos pedetista Cid e Ciro Gomes e do governador Camilo Santana (PT).
Um dos concorrentes é o filho do ex-prefeito Zé Adega, Arthur de Zé Adega, formando embate direto entre PSL e PT. A candidatura dele se alia a de Nelinho, de Juazeiro do Norte.
A campanha do médico Aloísio Gomes (Pros) é apadrinhada correligionários Capitão Wagner, candidato em Fortaleza, e do senador Eduardo Girão (Podemos). A candidatura ainda se alinha as de Argemiro Sampaio (PSDB), em Barbalha, e Glêdson Bezerra (Podemos), em Juazeiro do Norte.
A professora universitária Zulene Ribeiro compõe chapa com o educador Juciel Lima. Ambos do Psol, eles têm como principais propostas ações voltadas para as populações do campo e das periferias.
Em Barbalha, o prefeito Argemiro Sampaio (PSDB) busca seguir na gestão caminhando ao lado de Ernandes Garcia (Pros), o vice. A coligação governista tem ainda o apoio de PSL, Podemos e MDB.
Única candidatura de oposição, Guilherme Saraiva (PDT) se lança pela primeira vez como postulante à Prefeitura de Barbalha. Ao lado do vice Vevé Siqueira (PT) - e com apoio de PSD, PTB, Cidadania, PCdoB e PP - o médico é a aposta política dos Ferreira Gomes e de Camilo Santana.
Berço eleitoral do governador, Barbalha é o único dos três maiores municípios do Cariri em que o grupo político de Camilo entra na disputa eleitoral como oposição. (Rose Serafim)